
Lando Norris liderou as tabelas de tempos na última sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Emília-Romanha, cronometrando um 1:14.897 enquanto a McLaren assegurou o seu terceiro 1-2 do fim de semana, com Oscar Piastri a ficar a apenas uma décima em segundo. A sessão destacou mais uma vez o crescente domínio da equipa de Woking, enquanto outros lutaram para extrair performance dos pneus de composto macio em condições cada vez mais complicadas em Imola.
Verstappen rápido no início, mas McLaren brilha no final
Max Verstappen inicialmente estabeleceu o ritmo com pneus médios, com um forte 1:15.078, o melhor tempo do fim de semana até aquele momento. Mas quando começaram as voltas com pneus macios, a maioria dos pilotos teve dificuldades com a aderência, incluindo o próprio Verstappen, que não conseguiu melhorar após um setor final desastroso com o composto C6.
Norris, por outro lado, geriu bem os seus pneus. Foi cauteloso no primeiro setor, preservou a sua aderência e conseguiu uma volta final perfeita, fazendo o melhor tempo por mais de uma décima. Piastri, apesar de uma ligeira saída de pista mais cedo na sessão, reorganizou-se com pneus desgastados para fechar a diferença e terminar em P2, a apenas 0.103s do seu colega de equipa, culminando mais um dia forte para a McLaren.
Ferrari, Mercedes e a dança do meio do pelotão
Carlos Sainz terminou a FP3 como o melhor dos restantes em P6, logo à frente de Charles Leclerc, numa sessão em que a Ferrari parecia melhor, mas ainda ligeiramente abaixo do ritmo em comparação com a McLaren e a Red Bull. O melhor tempo de Sainz foi conseguido com pneus médios usados e foi apenas seis milésimos mais rápido que Leclerc, mostrando quão bem equilibrados continuam a estar os pilotos da Scuderia.
Andrea Kimi Antonelli, em casa, impressionou novamente com P4 nas tabelas de tempos, embora com uma carga de combustível potencialmente mais leve. George Russell e Lewis Hamilton enfrentaram dificuldades com os pneus macios, com Russell a sobrecarregar a Variante Alta e Hamilton a conseguir apenas P10.
Momentos de novatos e bandeiras amarelas
Liam Lawson provocou uma breve bandeira amarela após uma derrapagem em Tamburello que danificou os seus pneus, mas não causou danos significativos. Franco Colapinto, Isack Hadjar e Gabriel Bortoleto tiveram voltas sólidas no início, embora nenhum tenha ameaçado o top 10. Bortoleto, em particular, mostrou lampejos de ritmo, mas acabou em P16, enquanto a Sauber lutava com o ritmo em longas corridas.
Top 10 – FP3 Imola 2025:
- Lando Norris (McLaren) – 1:14.897
- Oscar Piastri (McLaren) +0.103
- Max Verstappen (Red Bull) +0.181
- Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) +0.502
- George Russell (Mercedes) +0.542
- Carlos Sainz (Ferrari) +0.587
- Charles Leclerc (Ferrari) +0.593
- Pierre Gasly (Alpine) +0.648
- Fernando Alonso (Aston Martin) +0.782
- Lewis Hamilton (Ferrari) +0.841
Previsão de qualificação incerta à medida que o comportamento dos pneus confunde as equipas
O composto macio (C6) provou ser difícil de gerir na FP3, com muitos pilotos a não conseguirem melhorar apesar dos sectores verdes. Como resultado, as equipas estão a entrar na qualificação com incerteza sobre o desempenho dos pneus—particularmente numa volta única. Com as condições a esperarem-se estáveis, mas imprevisíveis, a estratégia e a configuração podem ser cruciais.
A McLaren entra na qualificação como a equipa a bater, mas com a Red Bull e a Ferrari à espreita, e a Mercedes a mostrar sinais de vida, a pole position está longe de ser garantida. Todos os sinais apontam para uma sessão de qualificação dramática esta tarde em Imola.