A temporada de Fórmula 1 de 2024 da Red Bull terminou com um sabor agridoce. Max Verstappen destruiu a concorrência a caminho do seu quarto Campeonato de Pilotos consecutivo, mas a Red Bull perdeu o título de Construtores para a McLaren—um colapso chocante após a sua liderança outrora dominante.

O maior culpado? A brutal queda de forma de Sergio Perez na segunda metade da temporada.

Com apenas 21 pontos nas últimas 10 corridas, a queda livre de Perez de candidato ao título para um fardo custou caro à Red Bull. O dano foi tão severo que Liam Lawson irá substituí-lo em 2025.

Mas poderia a Red Bull ter salvado a sua temporada ao despedir Perez mais cedo? O diretor da equipa Christian Horner não está convencido.

Horner: “Impossível Saber” Se a Saída de Perez a Meio da Temporada Teria Mudado Tudo

Após o fim da sequência de Campeonatos de Construtores da Red Bull, começaram as acusações. Muitos argumentaram que se a Red Bull tivesse tomado a decisão mais cedo e substituído Perez a meio da temporada, poderiam ter salvaguardado a luta pelo título.

Horner, no entanto, contestou essa teoria.

“É sempre fácil olhar com retrospectiva, e é impossível saber o que qualquer outra pessoa teria feito naquele carro.”

“Sergio começou a temporada tão bem – segundo no Bahrain, segundo em Jeddah, e tremendamente rápido no Japão, que é um circuito de pilotos de elite.”

Perez não esteve sempre a lutar. Nas primeiras corridas, ele era uma ameaça legítima ao título, chegando a dar dores de cabeça a Verstappen nas corridas iniciais.

Mas após Monaco, tudo se desmoronou.

“A partir de Monte Carlo, as coisas saíram do seu controle e, a partir desse ponto, simplesmente perdemos pontos em demasia.”

O Colapso de Perez: Um Desastre de 285 Pontos

Os números pintam uma imagem brutal das dificuldades de Perez na segunda metade da temporada:

  • 285 pontos atrás de Verstappen no final da temporada—a maior diferença entre companheiros de equipa na grelha.
  • Apenas 21 pontos nas últimas 10 corridas—uma queda catastrófica na forma.
  • Terceiro lugar no Campeonato de Construtores—a Red Bull passou de 42 pontos à frente da McLaren para terminar atrás da McLaren e da Ferrari.

Ainda Horner admite que a queda de Perez foi um fator importante no chocante declínio da Red Bull.

“Isso foi algo que tentámos compreender, e trabalhámos muito com o Sergio para tentar ajudar com alguns dos problemas que ele tinha.”

“Mas foi muito caro em termos de pontos perdidos no Campeonato de Construtores.”

Porque É Que a Red Bull Não Desligou Perez a Meio da Temporada?

Por trás das portas fechadas, os altos responsáveis da Red Bull consideraram fazer uma mudança durante a pausa de verão. Daniel Ricciardo foi apontado como um potencial substituto, mas a equipa acabou por manter Perez, na esperança de que ele pudesse redescobrir a sua forma do início da temporada.

Horner agora admite que o risco não correu bem.

“Queríamos realmente tentar ajudar a inverter o seu ano.”

“Vencemos mais corridas do que qualquer outra equipa este ano por uma margem significativa e tivemos tantas pole positions como a McLaren. Mas o terceiro lugar no Campeonato de Construtores—quando olhamos para o défice do segundo carro—é, obviamente, demasiado amplo, especialmente a partir desse ponto do ano.”

No entanto, apesar do dano, a Red Bull escolheu a lealdade em vez de um corte implacável a meio da temporada.

Lealdade em vez de Lógica? O Passado de Perez Salvou-o—Até que Deixou de o Fazer

Horner deixou claro—as contribuições passadas de Perez desempenharam um papel na Red Bull ao dar-lhe oportunidades adicionais.

“Olhem para o que o Sergio fez por nós nos últimos quatro anos.”

  • Desempenhou um papel fundamental na luta pelo título de Verstappen em 2021.
  • Terminou em segundo lugar no Campeonato de Pilotos de 2023.
  • Venceu cinco corridas pela Red Bull.
  • Ajudou a Red Bull a dominar os Campeonatos de Construtores de 2022 e 2023.

“Portanto, houve uma lealdade em tentar realmente ajudar o Checo. Mas, infelizmente, isso não se concretizou.”

A Dura Realidade: A Red Bull Cometeu um Erro?

A F1 é um negócio implacável. A Red Bull nunca hesitou em tomar decisões ousadas sobre pilotos—despedindo Pierre Gasly para trazer Alex Albon em 2019, e depois dispensando Albon para contratar Perez em 2021.

Desta vez, esperaram tempo demais.

Com a McLaren e a Ferrari a destacarem-se na segunda metade de 2024, a Red Bull precisava de um segundo piloto a garantir grandes pontos. Perez não cumpriu—e isso custou-lhes o campeonato.

Quando a Red Bull finalmente decidiu avançar com a sua saída, já era tarde demais.

Olhando para o Futuro: Liam Lawson é a Resposta?

Para 2025, a Red Bull está a fazer a mudança que hesitaram na temporada passada. Liam Lawson, que impressionou com a sua aparição na AlphaTauri em 2023, irá juntar-se a Verstappen.

Será suficiente para recuperar o Campeonato de Construtores, ou a recuperação da McLaren tornou-os na nova equipa dominante da F1?

Uma coisa é certa—a Red Bull não cometerá o mesmo erro duas vezes.