Após o 14.º lugar no campeonato, eliminados precocemente em praticamente todas as competições nacionais e uma final europeia perdida perante o Tottenham é altura do Manchester United aproveitar o mercado para fazer algumas alterações no plantel.

Numa época em que tudo correu mal, Ruben Amorim terá que arrumar a casa e, consequentemente, alguém terá de sair. Desta forma, realizei um top cinco de vendas “obrigatórias”.

Segue uma lista com os cinco escolhidos.

5.

Marcus Rashford – Saiu por empréstimo em Janeiro para o Aston Villa, onde fez uma metade época bastante interessante e, ao que tudo indica, o Barcelona tem interessa na sua contratação. Além do mais, a sua relação com o treinador português e o clube, num modo geral, está bastante desgastada.

Logo, a sua ida para outras paragens, é uma questão de tempo. Apesar de, na minha opinião, ser um jogador que poderia dar muito a esta equipa e as suas atitudes em treino, segundo o próprio Amorim, indicam que o mesmo não está com a cabeça no Manchester United E como o ex-treinador do Sporting já provou em outros momentos da sua carreira, o desempenho dentro de portas é muito valorizado.

4.

Jaden Sancho – O futebol é um caixa de surpresas. Quem diria, há uns anos, que Jaden Sancho estaria numa lista como estas.

Revelado no Borussia de Dortmund, apesar da formação no Manchester City, o internacional inglês tem tido uma vida profissional bastante atribulado e sem regularidade exibicional um pouco à imagem do português, João Félix.

Na época transata representou o Chelsea, por empréstimo do Manchester United, num ano em que foi utilizado com frequência por Enzo Maresca, completando um total de 41 jogos, onde fez cinco golos e nove assistências. No entanto, a sua prestação não convenceu a direção dos blues e está, atualmente, de volta aos quadros do United.

Sem espaço no United de Ruben Amorim, a sua transferência é obrigatória, pois, à semelhança dos seus colegas, Antony e Rashford, o extremo está a treinador à parte do grupo.

3.

Antony – O brasileiro foi um dos destaques do futebol europeu com a camisola do Real Betis, chegando mesmo a uma final europeia com os espanhóis, sendo preponderante em todos os duelos disputados e ainda conseguiu apurar a equipa para a fase de grupos da Liga Europa.

Tendo um valor de mercado elevado para as contas da equipa espanhola, a sua volta para o Manchester United foi uma questão de tempo e, nesta altura, está a treinar à parte do grupo, enquanto não é vendido a outro clube.

Acredito que a “questão Antony” não se deve a nenhum comportamento do jogador, mas sim das suas características que não agradaram Ruben Amorim. Desta forma, pode ser um bom encaixe financeiro e “abre” espaço para novas contratações.

2.

André Onana – O guarda-redes camaronês foi uma das grandes deceções da temporada. Chegou ao Manchester United como um dos melhores do mundo da posição, após duas passagens marcantes tanto no Ajax como no Inter, e pode sair de Inglaterra como um dos piores.

O futebol é momento, e o, passo a redundância, momento de Onana é negativo e até para o próprio clube, a sua transferência pode ser bem-vinda. Ainda tem algum valor de mercado e refresca uma zona que tem tirado pontos à formação de Ruben Amorim.

1.

Harry Maguire – Não tendo nada contra Maguire, que é considerado, por muitos, o “patinho feio”, mas acredito que a sua hora chegou ao fim na equipa do Manchester United.

Contratado por um valor muito elevado, o defesa central não demonstrou ser merecedor desse estatuto. Numa altura em que os memes criados ao seu redor são maiores que os highlights, o internacional inglês deveria sair do plantel e assim ganhar protagonismo noutras “bandas”, pois acredito que não perdeu a qualidade que mostrou no Leicester, apenas o contexto é desfavorável.

Logo, para o bem da equipa e do próprio atleta, a saída é a melhor opção.