A VW apresentou as primeiras imagens do ID.Every1, o protótipo que antecipa o ID.1, modelo totalmente elétrico que baixo custo da marca germânica com um preço que promete ficar abaixo dos €20.000 e que deverá chegar ao mercado em 2027.

Com 3,88 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,49 m de altura, o Every1 promete espaço no interior semelhante ao do Polo, e uma capacidade de armazenamento da bagageira de 305 litros.

Em matéria design, a VW apostou num regresso às origens, com o ID. Every1 a revelar apontamentos inspirados no o Up!, no Polo e mesmo no Golf, como é o caso da porta da bagageira preta e vertical, que lembra bastante o Up!, enquanto as linhas retas do perfil fazem lembrar o primeiro Golf. Além disso, a imagem mãos musculada, bem como as generosas cavas de rodas, revelam uma estética comum com os modelos mais conhecidos da VW.

Já no interior, as imagens reveladas mostram que a marca alemã seguiu a mesma linha, procurando dotar o habitáculo de uma imagem moderna e simples, transmitindo uma sensação de espaço.

A VW revelou que este ID.Every1 faz uso de materiais sensíveis ao toque com acabamentos em cores quentes e agradáveis. Em combinação com o design elegante e os bancos e com um ecrã central do sistema de infoentretenimento de generosas dimensões, que será complementada com alguns botões físicos para controlar o sistema de climatização, aquecimento dos bancos e sistema de som.

Já o volante, que apresenta dois raios, conta com botões físicos quadrados. Além disso, a consola central, posicionada entre os bancos, é deslizante e está dotada de prateleiras extensíveis. Nota ainda para os bancos que podem ser rebatidos de várias formas, de modo a criar mais espaço.

Apesar de o ID.Every1 ser um protótipo, a VW já adiantou alguns detalhes técnicos do novo modelo 100% elétrico de baixo custo, que tem por base a plataforma MEB de tração dianteira, e que vai dispor de um motor elétrico com 95 cv de potência, capaz de alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h.

A marca germânica não revelou a capacidade da bateria que vai alimentar o motor elétrico, mas anunciou que o novo modelo totalmente elétrico vai contar com uma autonomia de até 250 km

tendo encaixado um único motor com 95 cv/70 kW, cuja velocidade máxima está limitada eletronicamente a 130 km/h. Ainda não se sabe a capacidade da bateria, embora prometa um alcance máximo a rondar os 250 km.

“Nos modelos futuros, falamos sobre veículos definidos pelo cliente. O ID. Every1 mostra que estamos a colocar os nossos clientes, os seus desejos, bem como os interesses e preferências no centro do desenvolvimento de veículos de forma mais consistente do que nunca”, disse Kai Grünitz, membro do conselho de administração da marca VW e responsável pelo desenvolvimento técnico.