O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, este domingo, que está pronto para um encontro com o líder russo, Vladimir Putin, na quinta-feira.

Em vez de aceitar o cessar-fogo de pelo menos um mês, proposto pela Ucrânia e os aliados europeus, Putin tinha sugerido que Rússia e Ucrânia retomassem as negociações presenciais, na próxima terça-feira, na Turquia.

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, aconselhou o líder ucraniano a aceitar a proposta de Putin para retomar as negociações com a Rússia.

Esta tarde, numa publicação feita na rede social X, Zelensky afirmou que estará na Turquia, “pessoalmente”, à espera de Putin e que aguarda um cessar-fogo a partir desta segunda-feira.

Esperamos um total e duradouro cessar-fogo, a partir de amanhã, para oferecer as bases necessárias para a diplomacia. Não faz sentido prolongar os assassinatos”, escreveu o líder ucraniano.

“E eu vou estar à espera de Putin na Turquia na quinta-feira. Pessoalmente. E espero que desta vez os russos não arranjem desculpas”, frisou.