O vice-presidente da Kirkbi, detentora do grupo Lego, Michael Halbye, morreu no sábado, aos 64 anos, após sofrer um acidente de esqui no cantão de Valais, em Verbier, nos Alpes Suíços.

A notícia foi confirmada pela empresa dinamarquesa através de uma publicação nas redes sociais.

"Michael Halbye caiu na pista, foi rapidamente transportado de helicóptero para o hospital, mas acabou por falecer pouco depois devido a hemorragias internas. A família encontra-se profundamente consternada e pede privacidade para poder lidar com a perda", lê-se no comunicado.

O empresário dinamarquês integrava o conselho de administração da Kirkbi desde 2020, tendo sido eleito vice-presidente dois anos depois.

(KIRKBI)
(KIRKBI) SIC Notícias

Na nota divulgada pela empresa, o presidente da Kirkbi, Thomas Kirk Kristiansen, recorda Michael Halbye como "um homem que, em todos os aspetos da vida, deixou uma marca grande e positiva à sua volta".

"Sentiremos a falta de Michael como vice-presidente, mas acima de tudo como ser humano. Que a sua memória seja eternamente honrada", acrescentou o dirigente.

Amigo próximo da realeza da Dinamarca

Michael Halbye mantinha uma relação próxima com o Rei Frederico X e a Rainha Maria da Dinamarca, que já vieram lamentar a perda do “querido amigo”.

“Recebi a notícia da morte súbita de Michael Halbye com grande tristeza. (…) Era uma pessoa de rara energia positiva, vasto conhecimento e um forte compromisso em fazer a diferença para aqueles fora da comunidade. Também era meu amigo e fará muita falta a muitas pessoas. Os meus pensamentos estão com a sua família e amigos próximos”, lê-se na comunicação oficial da Rainha Maria.

A Rainha Maria e o Rei Frederico
A Rainha Maria e o Rei Frederico Martin Sylvest Andersen

Segundo a imprensa dinamarquesa, Michael foi contratado, numa fase inicial, para ensinar o Rei sobre o mundo dos negócios e, após a amizade florescer, continuou a visitar Frederico e Maria enquanto membro do conselho da Fundação Rainha Maria, que apoia diversas causas, entre as quais o combate ao bullying e à violência doméstica.