Aquilo que parecia ser uma viagem de sonho acabou por se transformar num verdadeiro pesadelo em alto mar. Mais de 140 passageiros e tripulantes adoeceram devido a um surto de doença gastrointestinal a bordo do cruzeiro Navigator of the Seas da Royal Caribbean International, que partiu de Los Angeles no dia 4 de julho para uma viagem de uma semana.

Segundo um comunicado dos Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), 134 dos 3.914 passageiros e 7 dos 1.266 tripulantes relataram problemas de saúde, incluindo sintomas como diarreia, vómitos e cólicas abdominais. O surto foi relatado a 11 de julho, o último dia da viagem, embora ainda não se saiba qual o agente causador.

O navio de cruzeiro Navigator of the Seas da Royal Caribbean atracado no Porto de Miami a 2 de março de 2021, em Miami, Flórida.
O navio de cruzeiro Navigator of the Seas da Royal Caribbean atracado no Porto de Miami a 2 de março de 2021, em Miami, Flórida. Joe Raedle / GETTY IMAGES

Na sequência do surto, os passageiros e tripulantes infetados foram isolados e as suas amostras fecais foram recolhidas para análise. Também os procedimentos de limpeza e desinfeção a bordo do Navigator of the Seas foram intensificados pela Royal Caribbean Group, com o objetivo de garantir que a segurança de todos a bordo do cruzeiro fosse a sua principal prioridade.

"Para manter um ambiente que assegure os mais elevados níveis de saúde e segurança a bordo dos nossos navios, implementamos procedimentos rigorosos de limpeza, muitos dos quais excedem largamente as orientações de saúde pública."

De acordo com o comunicado do CDC, o norovírus é frequentemente a causa de surtos de doenças gastrointestinais em navios de cruzeiro, embora nem sempre se saiba qual é a origem do surto quando se inicia a investigação. Este vírus altamente contagioso é, geralmente, transmitido pela água ou por alimentos contaminados.

Surtos em cruzeiros são bastante recorrentes

Dois dos maiores surtos ocorreram em 2014 e 2017. No Oasis of the Seas, da Royal Caribbean International, mais de 500 passageiros e tripulantes foram infetados pelo norovírus. Três anos depois, o surto repetiu-se no Anthem of the Seas, também da Royal Caribbean, com mais de 600 passageiros e tripulantes afetados pelo mesmo vírus.

Um dos surtos mais recentes, que também envolveu a Royal Caribbean International, ocorreu em fevereiro deste ano. Cerca de 90 pessoas a bordo do Radiance of the Seas, que partiu da Flórida, contraíram doenças gastrointestinais causadas por um 'agente causador' ainda desconhecido.

Um mês depois, o mesmo ocorreu no Coral Princess, da Princess Cruises, afetando cerca de 70 passageiros e mais de 15 tripulantes a bordo.