A antiga ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe Edite Tenjua disse que o encontro com Umaro Sissoco Embaló visou informar o chefe de Estado guineense dos objetivos da missão.

A missão está em Bissau para contactos com as autoridades guineenses e diversas organizações para avaliar o nível dos preparativos das próximas eleições legislativas e presidenciais, marcadas para 23 de novembro, afirmou.

Mandatada pela Comissão da União Africana, através do departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança, a missão pretende perceber que apoios a organização continental poderá prestar ao processo eleitoral guineense.

"Nós temos, naturalmente, alguns aspetos das últimas eleições e é natural, como análise pré-eleitoral, virmos à Guiné-Bissau para perceber exatamente que tipo de assistência poderá vir a ser necessária por parte do país", declarou Edite Tenjua.

A responsável indicou que o encontro com Sissoco Embaló é uma cortesia e que nos próximos dias a missão vai recolher informações de várias instituições e depois apresentará o seu relatório à Comissão da União Africana para decidir que tipo de apoio será necessário.

 

MB // MLL

Lusa/Fim