
A Toyota está decidia a entrar na micromobilidade, e apresentou esta quarta-feira, o FT-Me Concept, que antecipa um modelo 100% elétrico, com o qual a marca nipónica pretende rivalizar com o Citroën Ami, o Fiat Tipolino, bem como o Duo e o Bento, os quadriciclos da Mobilize, do Grupo Renault.
De acordo com a Toyota, o FT-Me combina “o design premium com acessibilidade. Inspirado pelo sucesso das soluções de mobilidade da Toyota desenvolvidas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2021 e Paris 2024”.

O estilo do pequeno veículo 100% elétrico, é inspirado num capacete de jato, combina o contraste de dois tons preto e branco para transmitir uma sensação de segurança, robustez e uma atitude leve e para qualquer lugar.
Dotado de para-lamas pronunciados, pequenas saliências e uma assinatura luminosa de LED, o FT-Me faz uso de materiais reciclados, e a sua versatilidade aprimorada foi projetada para atender às diversas necessidades do utilizador, oferecendo opções personalizáveis para adolescentes e profissionais, e um conceito inovador de visibilidade de 360 graus que garante o máximo contato visual com outros utilizadores da estrada, aumentando a segurança.

Com um comprimento inferior a 2,5 metros, o FT-Me é mais de 1,2 metros mais pequeno que o Toyota Aygo X, o que segundo a marca nipónica permite que ocupe metade de um lugar de estacionamento, ou um terço quando há estacionado em perpendicular.
O habitáculo apresenta um layout de dois lugares, embora o banco do passageiro possa ser removido para transportar objetos de maior dimensão. O volante retangular foi projetado para a utilização de condutores de cadeira de rodas e permite que o veículo seja “conduzido apenas através de comandos manuais” sem a necessidade de pedais. Nota ainda para o um painel de instrumentos digital com um pequeno ecrã, que está dotado de recursos avançados de conectividade.

Equipado com um sistema de propulsão que consome três vezes menos energia por quilómetro do que um carro elétrico com bateria de alta capacidade, o FT-Me está equipado com tecnologia de teto de painel solar de ponta que pode recarregar a bateria, adicionando 20 a 30 km de autonomia por dia em ambientes urbanos
A Toyota não revelou as especificações técnicas do motor nem da bateria que é utilizada pelo FT-Me, nem a data em que o modelo de produção deverá chegar ao mercado.
