
O Presidente dos EUA continua a assinar ordens executivas. Desta vez, assinou uma para a suspensão das restrições sobre as taxas de fluxo dos chuveiros, aplicadas pelos antigos presidentes Barack Obama e Joe Biden, para limitar o consumo de água.
"Tornem os chuveiros da América bons outra vez", disse a Casa Branca, ecoando o famoso slogan de Donald Trump.
Donald Trump, que assinou a ordem executiva na quarta-feira, há muito que reclamava da pressão insuficiente da água nos chuveiros norte-americanos, atribuindo culpas às regulamentações federais de conservação de água.
"Da minha parte, gosto de tomar um bom banho para cuidar do meu lindo cabelo. Tenho que ficar no chuveiro 15 minutos até ficarem molhados. A água só pinga. É ridículo", disse o presidente dos EUA aos repórteres enquanto assinava a ordem executiva.
O decreto determina que o ministério da Energia suspenda regulamentações, descritas como "extremismo verde", que limitam a pressão dos chuveiros a pouco mais de nove litros por minuto.
“A ordem liberta os americanos de regulamentações excessivas que transformaram um item doméstico básico num pesadelo burocrático” sustenta a Casa Branca.
Uma opinião com história
Desde o primeiro mandato, Trump tem atacado as restruções de pressão de água nos chuveiros, sanitas, lava-louças e outros eletrodomésticos, tendo feito inúmeras declarações sobre a importância do cabelo e de como lavá-lo.
"O meu cabelo, não sei quanto a vocês, tem de estar perfeito, absolutamente perfeito", disse em 2020.
E em junho de 2024 repetiu, em Detroit: "Tomo banho e quero que o meu lindo cabelo esteja perfeitamente lavado", disse em Detroit.
"Uso o melhor produto, coloco uma boa dose, abro a torneira e fica simplesmente a pingar. Não consigo enxaguar. É horrível", lamentou novamente.