Criado pela chocolataria Fix Dessert Chocolatier, o chamado “chocolate do Dubai” está apenas disponível neste emirado e em Abu Dhabi, por um preço equivalente a 20 euros. Diferente dos chocolates clássicos europeus, esta iguaria está a ganhar cada vez mais notoriedade a nível mundial. A empresa britânica de entregas Deliveroo chegou a classificá-lo, em novembro do ano passado, como sendo o prato mais popular do mundo. Mas, afinal, o que é que este chocolate tem de especial?

1. Que chocolate é este?

O chocolate do Dubai foi criado, em 2021, por Sarah Hamouda, fundadora da empresa Fix Dessert Chocolatier. A ideia inicial partiu de um desejo pessoal da empreendedora, quando estava grávida da segunda filha. “Estava à procura de algo único e gratificante que não encontrava nas sobremesas típicas. Queria criar tabletes de chocolate que combinassem diferentes texturas e sabores, o que levou ao conceito de tabletes ‘extra recheadas’ que oferecem uma experiência rica e satisfatória”, contou Sarah à revista “Falstaff".

Esta iguaria é inspirada no popular doce árabe “Knafeh” que, normalmente, leva queijo derretido, calda de açúcar e pistáchios. O chocolate do Dubai apresenta um recheio verde, composto por pistácio e por Kadaif, um tipo de massa usada na culinária do Médio Oriente e que também é utilizada no Knafeh. Sarah Hamouda chegou a admitir querer criar novas variedades do popular chocolate, algumas também direcionadas para quem segue uma dieta vegan. “Compreendemos a importância da inclusão nos nossos produtos. Estamos sempre a experimentar novos sabores e combinações”, disse à revista austríaca.

2. Como ganhou popularidade?

Mais do que apenas um chocolate, degustar este tipo de iguaria tornou-se uma tendência nas redes sociais, especialmente no TikTok. Tudo começou quando, a 18 de dezembro de 2023, a influenciadora Maria Vehera publicou, nesta aplicação, um vídeo curto onde provava a criação da Fix Dessert Chocolatier. “Não consigo explicar como são bons! Quando um chocolate, uma sobremesa e uma obra de arte se encontram é isso que se obtém!”, escreveu na legenda do vídeo que, até ao momento, conta com quase 120 milhões de visualizações.

Maria Vehera foi apenas a primeira. Agora, um pouco por toda a internet passou a ser comum encontrar vídeos deste género. “O nosso sucesso pode ser atribuído em grande parte ao nosso conceito único e aos nossos produtos de alta qualidade, mas um momento crucial foi quando um vídeo viral do TikTok mostrou as nossas barras”, esclareceu Sarah. “Este facto despertou um interesse e uma curiosidade generalizados, levando a que mais pessoas descobrissem a Fix”, acrescentou. Segundo noticiou a CNN, o aumento da popularidade fez com que a empresa liderada por Sarah crescesse, tendo passado de um negócio meramente familiar, para uma companhia com, pelo menos, 10 trabalhadores.

3. O chocolate já chegou (ou vai chegar) a Portugal?

O chocolate da Fix Dessert Chocolatier apenas pode ser comprado no Dubai ou em Abu Dhabi, através da rede de entregas Deliveroo. Sarah Hamouda, contudo, já mostrou interesse em expandir a empresa a nível internacional.

A curiosidade e o interesse por esta iguaria já obrigaram, inclusive, a justiça a agir. Segundo a agência Reuters, em janeiro deste ano, uma mulher de 33 anos foi multada em centenas de euros por viajar para a Alemanha com 460 barras do chocolate da Fix Dessert Chocolatier (cerca de 90 quilos), uma carga avaliada em cerca de dois mil euros. Segundo as autoridades alemãs, os produtos eram destinados à venda comercial e, por esse motivo, todo o material acabou por ser apreendido.

Apesar de o produto original ainda não estar disponível na Europa, várias empresas já lançaram recriações desta iguaria. Exemplo disso mesmo é a chocolataria suiça Lindt que, em novembro do ano passado, viu centenas de pessoas fazerem fila na cidade alemã de Aachen para conseguirem provar a nova recriação do chocolate do Dubai, segundo noticiou o jornal “The Independent”.

Em Portugal, a Lindt também colocou à venda, no dia 10 de março, algumas unidades, em Lisboa, que rapidamente acabaram por esgotar - sendo depois repostas. Uma outra recriação, da marca J.D. Gross, o “Dubai Style Chocolate”, vai chegar à rede de supermercados Lidl já no dia 20 de março, pelo preço de 4,99 euros. Para promover o novo produto, a retalhista lançou um desafio nas redes sociais. O vencedor pode usufruir de uma viagem ao Dubai.