Vem aí uma nova tempestade que pode influenciar o estado do tempo em Portugal nos próximos dias. Chama-se Éowyn e vai afetar em especial as ilhas britânicas.
A tempestade é já considerada a pior do século na Irlanda. No país, foi emitido um alerta vermelho de vento que está em vigor até sexta-feira à tarde. As rajadas de vento podem ultrapassar os 130 km/h.
O Met Éireann, serviço de meteorologia irlandês, alertou, em comunicado, sobre condições de "perigo de vida" provocadas pela tempestade Éowyn.
Para sexta-feira está previsto o encerramento de todas as escolas e creches. As viagens foram desaconselhadas.
"Fiquem em casa, não há necessidade de sair. Algumas das velocidades de vento que estamos à espera estão nos níveis mais extremos que já vimos", alertou a meteorologista Elizabeth Coleman .
A empresa ferroviária da Grã-Bretanha, Network Rail, aconselhou os passageiros a não viajarem na sexta-feira, uma vez que muitos comboios podem ser cancelados em cima da hora e "não vai ser possível fazer conexões".
Por cá, os Açores deverão ser afetados pela tempestade Éowyn já está quinta-feira. Esperam-se ventos fortes e ondas que podem atingir os 10 metros.
Avisos de mau tempo voltam na sexta-feira a todo o território português
Vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar sob aviso amarelo na sexta-feira e no sábado por causa da previsão de chuva e agitação marítima fortes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou com aviso amarelo os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga entre as 18:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado devido à chuva.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria por causa da agitação marítima até às 12:00 de hoje e novamente entre as 18:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado.
Também por causa do estado do mar, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Faro, Setúbal, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão a amarelo entre as 18:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado, a previsão aponta para ondas de noroeste com quatro a cinco metros.
Também as costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com quatro a cinco metros.
O IPMA colocou o grupo ocidental (Flores e Corvo) também com aviso amarelo devido à ondulação entre as 18:00 de hoje (19:00 em Lisboa) e as 00:00 de sexta-feira (01:00 em Lisboa).
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Com Lusa