
Um sismo de magnitude 6,2 atingiu esta quarta-feira a cidade de Istambul, informou a Agência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD).
Apesar da intensidade, não há registo de danos materiais, mantendo-se funcionais os serviços de água e eletricidade, assim como os sistemas de telecomunicações.
Após o abalo de 6,2 seguiram-se sete réplicas no período de apenas uma hora.
De acordo com a televisão turca TGRT Haber, uma pessoa ficou ferida após saltar de uma varanda durante o sismo, que acontece em dia de feriado nacional na Turquia.
Abalo com hipocentro no Mar de Mármara
Segundo a AFAD, o sismo foi registado a uma profundidade de quase sete quilómetros, com hipocentro a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Istambul, no Mar de Mármara.
Foi sentido em várias regiões vizinhas, segundo os relatos dos meios de comunicação social locais.
Vários vídeos partilhados nas redes sociais mostram o impacto do abalo no interior de edifícios, assim como centenas de pessoas a saírem para a rua.
Passageiros e funcionários do aeroporto de Istambul também saíram do local em pânico.
O mesmo aconteceu com funcionários e pessoas que estavam em hotéis e lojas na praça central Taksim, que saíram para a rua, segundo a agência de notícias turca Anadolu.
O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, disse que a AFAD e todas as "instituições relevantes iniciaram as análises no terreno", refere a Anadolu.
"Apresento os meus melhores votos aos cidadãos afetados pelo terramoto. Que Alá proteja o nosso país e a nossa nação das catástrofes", acrescentou.
A Turquia é atravessada por duas grandes linhas de falha e os terramotos são frequentes.
Um sismo de magnitude 7,8 a 6 de fevereiro de 2023, seguido de outro horas mais tarde, provocou mais de 53.000 mortos na Turquia e 6.000 nas regiões norte da vizinha Síria.
Os dois sismos destruíram o danificaram centenas de milhares de edifícios em 11 províncias do sul e do sudeste da Turquia e da Síria.
Com Lusa