Chegou, viu e venceu. Sérgio Conceição conquistou esta segunda-feira o primeiro troféu em Itália, naquele que foi apenas o segundo jogo ao serviço do AC Milan, campeão da Supertaça Italiana frente ao Inter de Milão por 3-2.

O desafio não era nada fácil. Antes da final, e com menos de uma semana de treinos desde que chegou ao AC Milan, Conceição teve de enfrentar a Juventus, na meia-final da competição - e ganhou, com direito a reviravolta na segunda parte.

Esta segunda-feira, a receita foi a mesma. Depois de sair atrás no marcador - o Inter de Milão chegou a abrir 2-0 - a equipa rossoneri voltou a fazer a cambalhota no resultado.

Lautaro Martínez e Mehdi Taremi, ex-FC Porto, balançaram as redes para o Inter. Depois, Theo Hernández, Pulisic e Tammy Abraham - este já aos 90'+3, e com assistência de Rafael Leão - garantiram a vitória e o título do AC Milan.

Sérgio Conceição torna-se assim o mais rápido treinador a sagrar-se campeão pelo clube italiano.

O AC Milan venceu pela oitava vez a Supertaça de Itália, a primeira desde 2016/17, interrompendo uma série de três títulos consecutivos do Inter na competição.

Conceição magoa-se e fuma charuto

Durante as celebrações no relvado, Sérgio Conceição teve um problema no tornozelo direito e teve de ser atendido pela equipa clínica do AC Milan.

No entanto, já no balneário, o técnico português apareceu recuperado para festejar ao seu estilo: a fumar charuto e a dançar.

Supertaça da Itália em… Riade

A Supertaça italiana é apenas uma das competições que têm sido ‘exportadas’ para a Arábia Saudita. À semelhança da Supertaça de Espanha, o torneio realiza-se pelo terceiro ano consecutivo no maior país árabe da Ásia - e assim deve continuar nas próximas épocas, já tendo contrato com os sauditas até 2029.

Portugal ainda não faz parte desse lote, mas Pedro Proença admitiu, em 2023, tirar a Taça da Liga do território nacional rumo a destinos “muito apetecíveis", como a Arábia Saudita ou os Estados Unidos.