A presidente da Assembleia Legislativa da Madeira apelou à prevenção das doenças cardiovasculares, no âmbito da sua presença na iniciativa 'Maio Mês no Coração', promovida pelo Serviço de Cardiologia do SESARAM, que decorre até sábado, 24 de Maio, na Praça Amarela, entre as 10h e as 18 horas.

Rubina Leal fez questão de participar no rastreio, submetendo-se à medição de indicadores como peso, tensão arterial e glicémia. Na ocasião, destacou a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo, e apelou à participação da população madeirense nesta iniciativa.

A presidente da ALRAM considera que a literacia em saúde é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida, numa sociedade cada vez com maior longevidade.

A iniciativa 'Maio Mês no Coração' visa sensibilizar e avaliar os principais factores de risco cardiovascular, como hipertensão, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, má alimentação, sedentarismo e stress crónico. "Com o envelhecimento da população e os hábitos modernos, estes factores tornam-se cada vez mais preocupantes. No entanto, mais de 80% das doenças cardíacas prematuras são preveníveis, sendo fundamental a informação e o rastreio", aponta nota à imprensa.