O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou este domingo que ninguém tem o poder de expulsar os habitantes da Faixa de Gaza, rejeitando o plano do homólogo norte-americano, Donald Trump, de assumir o controlo do território e deslocar os palestinianos.

"Ninguém tem o poder de expulsar o povo de Gaza da sua terra natal eterna, que existe há milhares de anos", declarou numa conferência de imprensa a avançadas horas da noite no aeroporto de Istambul, antes de voar para a Malásia.
"Gaza, a Cisjordânia e Jerusalém Oriental pertencem aos palestinianos", insistiu.

Trump propôs expulsar mais de dois milhões de pessoas que vivem na Faixa de Gaza e transformá-la numa "Riviera do Médio Oriente", gerando protestos globais, sobretudo no mundo árabe.

O Presidente dos Estados Unidos anunciou a sua ideia na terça-feira, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que a saudou como "a primeira boa ideia" que ouviu sobre o que pós-guerra no enclave devastado.

No entanto, para o Presidente turco, isso não tem qualquer valor: "As propostas sobre Gaza apresentadas pelo novo Governo dos Estados Unidos sob pressão da liderança sionista não valem a pena ser discutidas ", observou.



Com LUSA