A Land Rover continua a trabalhar no Range Rover 100% elétrico, modelo que marca a caminhada da casa de Coventry rumo à mobilidade elétrica, e que está a ser submetido submetidos a testes intensos.

Os protótipos elétricos do Range Rover continuam a ser colocados à prova em condições extremas, e depois do calor do deserto, a marca voltou a testar o SUV 100% elétrico a temperaturas abaixo de zero no Círculo Polar Ártico.

Percorrendo mais de 70.000 quilómetros por lagos congelados e estradas de cascalho, a recente temporada de inverno no norte da Europa viu os engenheiros da Land Rover colocarem à prova o sistema de gestão térmica do Range Rover elétrico, o “ThermAssist” que reduz o consumo de energia até 40% de forma recuperar o calor para aquecer o sistema de propulsão e o habitáculo a temperaturas até 10 graus negativos. Esta tecnologia permite ao Range Rover totalmente elétrico maximizar a autonomia em condições extremamente frias.

Além disso, os testes no Círculo Polar Ártico serviram ainda para testar a dinâmica do veículo, incluindo a capacidade de condução “one-pedal”, ou seja, com um único pedal, bem como, colocar à prova suspensão pneumática.

Já se sabe que o Range Rover 100% elétrico vai chegar ao mercado ainda este ano, e está dotado de uma arquitetura de 800 Volts, o que vai permitir uma velocidade de carregamento da bateria mais rápida com carregadores ultrarrápidos, que terá por base uma plataforma modular longitudinal flexível, e está equipado com dois motores elétricos e tração integral. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 117 kWh, desenvolvida internamente e que conta com uma configuração inteligente de 344 células prismáticas dispostas em duas camadas.

As capacidades de todo-o-terreno do novo Range Rover 100% elétrico são ainda acentuadas por uma passagem a vau até um máximo de 850 mm, e uma performance, que a Land Rover anuncia ser equivalente à do V8 a gasolina com 530 cv.