
Com a morte do Papa Francisco, o camerlengo Kevin Farrell assumiu automaticamente a administração do Vaticano até à eleição do novo Papa.
O Papa nomeou o cardeal para o cargo de camerlengo em fevereiro de 2019. Durante o período de Sede Vacante - entre a morte ou renúncia de um Papa até à eleição de outro - cabe ao camerlengo ficar responsável pelas tarefas administrativas do Vaticano.
Farrell foi quem anunciou a morte do Papa Francisco, esta segunda-feira. Foi também o responsável por selar o quarto e o escritório do Pontífice.
Nascido a 2 de setembro de 1947 em Dublin, na Irlanda, Farrell estudou na Universidade de Salamanca, em Espanha, e na Universidade Gregoriana, em Roma. Também concluiu uma licenciatura em filosofia e teologia na Universidade de São Tomás, em Roma.
Serviu como capelão na Universidade de Monterrey, no México, e também numa paróquia em Bethesda, no Estado norte-americano de Maryland.
Durante mais de 30 anos, Kevin Ferrell fez o seu percurso em igrejas dos Estados Unidos.
Em 2007 foi nomeado bispo de Dallas e em 2016 foi convidado pelo Papa Francisco para liderar o grupo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Tornou-se cardeal no mesmo ano e desde janeiro de 2024 que é presidente do Tribunal de Cassação do Vaticano.
Aos 77 anos, Farrell tem agora a função de cuidar e administrar os bens e direitos da Santa Sé, com o apoio de três cardeais.