Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República portuguesa, lê-se que Marcelo Rebelo de Sousa manifestou ao Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia o "seu pesar e solidariedade perante o ataque hediondo ocorrido de Örebro, onde uma escola se tornou num cenário de sofrimento e de angústia".
"Na sua mensagem ao monarca sueco o Presidente da República transmitiu o seu pesar e toda a sua solidariedade aos familiares das vítimas, bem como a todos os suecos", refere-se.
Na terça-feira, o Governo português expressou "sentidas condolências" às famílias das vítimas do tiroteio num centro de educação de adultos em Örebro, 200 quilómetros a oeste de Estocolmo, que fez pelo menos 10 mortos.
Cerca de 10 pessoas, incluindo o suspeito, foram mortas num centro de educação de adultos na Suécia.
O número total de vítimas e de feridos, bem como o motivo do atirador, ainda estão a ser investigados.
Segundo o canal TV4, o presumível assassino tinha 35 anos e a sua casa em Örebro foi revistada pela polícia ao fim do dia.
O atirador, que tinha licença de porte de arma, não estava registado na polícia, que acredita que terá agido sozinho e que não tem ligações a grupos criminosos, tendo também excluído inicialmente ligações a organizações terroristas. De acordo com a polícia, ter-se-á suicidado a seguir ao ataque.
TYRS (PMC/JYFR) // SF
Lusa / Fim