Um “momento histórico”: é assim que a Câmara Municipal do Porto (CMP) descreve a candidatura conjunta com Gaia a Capital Mundial do Desporto 2027. As duas cidades vizinhas, separadas pelo Douro, têm a ambição de ser “pioneiras na conquista deste título para Portugal” e formalizaram a submissão oficial no dia 31 de dezembro de 2024.
Em comunicado, a CMP enaltece o “compromisso de ambas as cidades em promover o desporto como motor de desenvolvimento social e cultural”. A candidatura alicerça-se em ações concretas, “como a criação e modernização de infraestruturas, a realização de eventos desportivos de grande dimensão e a implementação de programas inclusivos para todas as faixas etárias”.
Os “principais pilares” da candidatura, lê-se ainda na nota informativa, são o “fortalecimento do desporto de formação, com enfoque em crianças e jovens”, a “promoção de igualdade de oportunidades e da inclusão social através da prática desportiva”, a “organização de competições internacionais que projetem a região como um destino desportivo de excelência”, o “investimento em infraestruturas modernas e acessíveis”, bem como um “compromisso sólido com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Na opinião de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, esta candidatura conjunta “releva o papel do desporto na construção de sociedades mais saudáveis, inclusivas, justas e instruídas”.
Já Eduardo Vítor Rodrigues, autarca de Vila Nova de Gaia, defende que “são muitos os motivos que levam estas duas cidades, juntas, a almejar tal sonho”. O edil considera que “esta conquista seria o reconhecimento de um trabalho que tem sido construído, individualmente e em parceria, ao longo dos últimos anos”.
Porto e Gaia vão disputar o título de Capital Mundial do Desporto com Santiago de Cáli (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina). As duas candidaturas finalistas serão divulgadas no final deste mês de janeiro.
Este ano é a vez de Matosinhos ser a Cidade Europeia do Desporto, título atribuído pela Associação das Capitais Europeias do Desporto. O município tem programados mais de dois mil eventos desportivos para 2025 e espera envolver mais de 200 mil pessoas.