
O Norte e Centro do país concentram a maior parte da industria transformadora, têm um grande peso na agricultura e têm em Aveiro, Braga, Guimarães, Porto ou Vila Real universidades com forte ligação à inovação. Foi também do Norte e Centro do país que vieram a maioria das empresas que, até agora, passaram pela Liga dos Inovadores. Significa que a inovação está sobretudo a Norte? E que os homens são mais empreendedores do que as mulheres?
António Costa Silva, Isabel Rocha e Ricardo Paes Mamede voltaram a juntar-se à conversa sobre ciência, investigação, política industrial - e sobre a forma como a nova orgânica do Governo mexe nisto tudo. Ouça o podcast.
Outras ideias que pode ouvir durante a conversa
“Temos a Norte e Centro um densidade maior de tecido empresarial, mas também de instituições que são relevantes para os ecossistemas de inovação. Se pensarmos, temos não apenas o Porto, temos Aveiro, temos Braga, temos Guimarães, temos Vila Real com universidades com dinâmicas de inovação”
“Quando vemos um programa de empreendedorismo, a maior parte dos empreendedores são homens”
“Há mulheres inovadoras que são das melhores mentes empresariais que o país tem”
“Temos produtos muito bons, mas temos que melhorar muito no marketing”
“Estou um bocado inquieto. O Ministério da Economia tem de ser a casa de máquinas do país, tem de ser forte. Se, no atual contexto, tivermos a economia subalternizada vai ser um problema”
“É quase ignorância crassa sobre história e sobre políticas públicas achar que o facto de o Estado ter um papel de mobilizador e de coordenador da atividade pública e privada é o mesmo que ter o Estado a decidir”
O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.