
O número de novos automóveis totalmente elétricos matriculados na União Europeia (UE) teve, em 2024, uma quebra homóloga de 6,1% para 1,45 milhões, face aos 1,55 milhões de 2023.
Os dados revelados esta quarta-feira, pelo serviço de estatísticas da União Europeia (Eurostat) mostra que com os registos de novos automóveis totalmente elétricos em 2024, a frota da UE subiu 32,4%, para 5,87 milhões em relação aos 4,43 milhões de 2023.

A quota dos veículos 100% elétricos entre todas as novas matrículas caiu para 13,6% em 2024, abaixo do nível de 2023 (14,6%). Esta participação, salienta o serviço estatístico europeu, manteve-se abaixo de 1% até 2018, mas cresceu nos últimos anos, subindo para 5,3% em 2020, 9,0% em 2021 e 12,1% em 2022.
Já os veículos híbridos plug-in registaram uma queda de 6,5%, semelhante à dos carros de passageiros totalmente elétricos, o número total de novos carros híbridos aumentou 12,7% em 2024 (3,95 milhões) em comparação com 2023 (3,50 milhões).
As maiores quotas de automóveis totalmente elétricos entre os carros novos registados foram observadas na Dinamarca (51,3%), Malta (37,7%) e Suécia (34,9%). Em contraste, as menores foram verificadas pela Croácia (1,8%), Eslováquia (2,4%) e Polónia (3,0%).
Já Portugal, em matéria de automóveis totalmente elétricos ficou pelos 20% das novas matrículas, em 2024, ocupando o 8.º lugar entre os 27 Estados-membros.