
O Passeio Marítimo e o jardim de Algés vão ficar ligados em 2026 através de uma passagem superior pedonal, num investimento de 2,5 milhões de euros, anunciou hoje a Câmara Municipal de Oeiras.
Em comunicado, a Câmara de Oeiras, no distrito de Lisboa, indica que vai assinalar o início dos trabalhos na segunda-feira, na reta do Dafundo.
A designada passagem superior pedonal do Dafundo vai ligar o Passeio Marítimo de Algés e a Alameda Hermano Patrone, onde se localiza o jardim de Algés e o Aquário Vasco da Gama, atualmente separados pela Avenida Marginal e pela linha ferroviária.
Esta obra, cujo investimento previsto é de 2,5 milhões de euros, terá a duração de um ano e irá causar restrições de trânsito nesta zona, "devidamente sinalizadas", segundo indica a autarquia.
A passagem pedonal será composta por um troço horizontal de 68 metros de comprimento, sustentado por duas vigas entrelaçadas, estando previstas escadas, em ambas as extremidades, e elevadores.
"A infraestrutura também pretende resolver o congestionamento que se verifica anualmente em julho durante o Festival NOS Alive, que se realiza no Passeio Marítimo de Algés, apresentando-se assim como alternativa ao túnel da estação ferroviária", justifica ainda a Câmara de Oeiras.