O Cupra Terramar representa a nova era eletrificada da marca catalã, e o SUV de imagem desportiva, constitui uma das mais importantes apostas da casa de Martorell, tendo sido por isso projetado e desenvolvido em Barcelona.

O trabalho de desenvolvimento e criação do Terramar, esteve a cargo do designer, Alberto Torrecillas, para quem os modelos de argila à escala real foram determinantes perceber quais as linhas e formas que era importante realçar no SUV da Cupra.

“Desenhamos a essência do modelo, transformamo-lo digitalmente para compreender os seus volumes, mas se quisermos sentir verdadeiramente as superfícies e verificar se as proporções funcionam, precisamos de um modelo à escala real”, disse Alberto Torrecillas

Posicionado acima do Formentor, o Terramar apresenta-se com 4,51 metros de comprimento, uma largura de 1,86 m, uma altura de 1,58 e uma distância entre eixos de 2,68 metros.

“As proporções são essenciais nos nossos modelos. Definimo-las nos esboços que fazemos, mas é nas réplicas físicas em barro que as apreciamos verdadeiramente”, acrescentou Torrecillas. No Cupra Terramar, por exemplo, esta fase foi fundamental no processo de conceção, porque “sendo um SUV, queríamos enfatizar o seu generoso comprimento de 4,5 metros, realçando a cor da carroçaria, mantendo uma escultura atlética e desportiva. A melhor forma de o mostrar é com o modelo em barro”, acrescentou o designer da Cupra.

A secção frontal é marcada pelo nariz de tubarão, que conta com uma grelha de dimensões generosas e uma assinatura luminosa em LED de triângulos iluminados. Para além disso, o logótipo da Cupra no capot é iluminado.

“As linhas proeminentes do capot são um dos elementos-chave do design frontal do Terramar, uma vez que enquadram o nosso logótipo. Ao utilizar estes modelos em argila, identificámos e visualizámos imediatamente as secções que nos permitiram realçá-las.”, concluiu Torrecillas.

Recorde-se que o Cupra Terramar está disponível com várias opções de motorização adaptadas às necessidades do condutor. Em Portugal, estão disponíveis duas versões: uma Mild-Hybrid e uma Plug-in Hybrid, ambas equipadas com a transmissão DSG. A versão de entrada é o Terramar 1.5 eTSI 150cv DSG, uma motorização Mild-Hybrid que utiliza a tecnologia híbrida de 48V e um motor a gasolina de 1.5 litros com 150 cv. Este sistema é combinado com uma caixa DSG de 7 velocidades, que permite ao veículo desativar o motor em certas condições de condução, recuperar energia na travagem e fornecer assistência elétrica ao motor.

Para os que procuram maior performance, o Terramar VZ 1.5 e-Hybrid ID 272 cv DSG apresenta uma motorização híbrida plug-in com 272 cv, que combina um motor 1.5 TSI com um motor elétrico e uma bateria de 19,7 kWh, que permite uma autonomia em modo 100% elétrico de mais de 100 km. Esta versão mais desportiva do Terranar está equipada com uma caixa DSG de 6 velocidades.