Luís Montenegro admitiu, esta terça-feira, que o antigo líder social-democrata Luís Marques Mendes é um dos melhores candidatos a receber o apoio do PSD nas próximas eleições presidenciais.
Em entrevista à SIC, a partir do Palacete de São Bento, o primeiro-ministro foi questionado sobre se Marques Mendes – que ainda não oficializou uma candidatura a Belém, embora tenha afirmado que está “próximo” de tomar uma decisão - será o homem certo para o lugar. E a resposta foi positiva.
“Podemos concluir que ele encaixa bem no perfil que está na minha moção estratégica”, declarou Luís Montenegro. “É um dos que encaixa melhor nesse perfil.”
Recorde-se que, na moção de estratégia apresentada pela candidatura única de Luís Montenegro à liderança do PSD, o social-democrata estabeleceu o perfil daquele que considera que deve ser o candidato a Belém apoiado pelo partido. Entre os requisitos estava a “abrangência” do futuro candidato, que teria, necessariamente, de ser “merecedor da confiança de eleitores de outras áreas políticas”.
Luís Montenegro foi também questionado, nesta entrevista, quanto ao futuro de outra figura política: o atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.
O primeiro-ministro não quis, contudo, abrir o jogo sobre se tenciona reconduzir Centeno no cargo.
“Só responderei no fim do mandato”, declarou.