O comandante sub-regional da Grande Lisboa, Hugo Santos, adiantou à agência Lusa que as chuvas fortes provocaram o galgamento do rio Trancão na zona da Flamenga, em Lisboa, levando à interdição da circulação rodoviária e à necessidade de retirar algumas pessoas dentro dos carros.

"A informação de que dispomos é que neste momento estão a ser deslocadas entre 30 a 40 pessoas para uma zona seca e segura que terão ficado isoladas face à chuva intensa nesta zona", afirmou, sublinhando que pelas 19h00 a operação ainda estava em curso.

As pessoas que estão a ser deslocadas estavam algumas dentro de viaturas e outras em habitações, explicou a Proteção CIvil.

Há ainda registo de casas inundadas nesta zona de Loures e em Odivelas.

Mais de 260 ocorrências

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou entre as 00:00 de sexta-feira e as 18h00 de hoje um total de 264 ocorrências, a maioria das quais inundações nas zonas de Lisboa e Beja.

"Desde o início do alerta, 00:00 do dia 11 até às 18:00 de hoje, dia 12, foi registado um total de 264 ocorrências, sendo a maioria dessas ocorrências inundações e existem também alguns registos de limpezas de vias, quedas de árvores, quedas de estrutura e movimentos de massa", disse à Lusa o oficial de operações da ANEPC José Rodrigues.

Segundo a mesma fonte, a maior partes das ocorrências centram-se em Lisboa e Vale do Tejo e na zona de Beja.