O troço ferroviário da Linha do Oeste entre as estações da Malveira e de Torres Vedras reabriu na segunda-feira, depois de ter estado fechado durante 10 meses para obras de requalificação.
A reabertura da linha à circulação ferroviária acontece depois de concluídos os trabalhos de reposição dos cabos de sinalização das passagens de nível.
De acordo com a presidente da junta de freguesia da Malveira, Clara Galrão, foi feita uma modernização da linha ferroviária e a adaptação à passagem do comboio elétrico, que incluiu a construção de uma nova ponte no lugar da antiga, que existia desde 1951.
Em entrevista à SIC Notícias, adianta que, nos últimos 10 meses, a população deslocou-se não só nos autocarros que faziam a rota, mas também nos veículos pessoais: “Notou-se um aumento do tráfego durante o dia pela localidade.”
A IP estima que a reabertura à circulação de comboios entre Malveira e Meleças (concelho de Sintra) "possa ocorrer durante o mês de fevereiro", tendo em conta a "extensão dos danos verificados na estação de Meleças".
Até que seja reposta a circulação de comboios em toda a linha, vão ser disponibilizados transportes rodoviários alternativos.
No âmbito das obras de modernização da Linha do Oeste, em abril de 2024, foi suspensa a circulação ferroviária entre Meleças - Torres Vedras, "para permitir a realização dos trabalhos no túnel da Sapataria", no concelho de Sobral de Monte Agraço.
Estava previsto que a suspensão durasse quatro meses, mas foi prolongada devido a situações imprevistas nos trabalhos do túnel, cujas obras de reabilitação e adaptação à eletrificação dos comboios foram concluídas em novembro.
As restantes intervenções entre Mira-Sintra-Meleças e Torres Vedras "estão praticamente finalizadas", mas, entretanto, ocorreram atos de vandalismo e furto de materiais nos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, estando a IP a repor as condições de circulação e segurança.
O prazo para conclusão das empreitadas já teve vários adiamentos.
- Com Lusa