Mathias Pogba foi esta quinta-feira condenado pelo Tribunal Correcional de Paris a três anos de prisão, dois deles com pena suspensa, no julgamento sobre o sequestro e extorsão do próprio irmão, o futebolista Paul Pogba.

O irmão mais velho de Paul Pogba irá cumprir um ano de prisão, que poderá fazer em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, e também irá ter que pagar uma multa de 20.000 euros ao irmão.

Este caso começou em 2022, quando Mathias Pogba participou numa tentativa de extorsão no valor de 13 milhões de euros ao próprio irmão, bem como por exercer pressões sobre o internacional francês e familiares de modo a obter o pagamento.

Paul Pogba ao centro e os irmãos Florentin Pogba (à esquerda) e Mathias Pogba (à direita)
Paul Pogba ao centro e os irmãos Florentin Pogba (à esquerda) e Mathias Pogba (à direita) Jeff Kravitz

O caso aconteceu em França, num apartamento do médio francês em Montévrain, em que foi emboscado e ameaçado com armas de fogo por homens encapuzados numa tentativa de extorquir 13 milhões de euros.

Os restantes réus, cinco outros homens, que eram amigos de infância e conhecidos de Paul Pogba, foram condenados por tentativa de extorsão, sequestro, posse ilegal de armas e participação em grupos criminosos. As suas penas vão até oito anos de prisão e as multas variam entre 20.000 e 40.000 euros.

Os advogados de defesa anunciaram a intenção de apresentar recurso, por considerarem as penas excessivas.