
Uma jovem influencer mexicana, conhecida pelos seus vídeos de beleza e maquilhagem nas redes sociais, foi morta a tiro durante uma transmissão em direto no TikTok. As autoridades mexicanas acreditam que se trata do crime de femicídio, muito comum no México.
A morte de Valeria Márquez está a ser investigada como um caso de femicídio - o assassínio de uma mulher ou jovem do sexo feminino por razões de sexo -, segundo a agência Reuters, que cita o procurador-geral do estado mexicano de Jalisco.
A influencer foi morta na terça-feira no salão de beleza onde trabalhava, em Zapopan. O suspeito, que não foi identificado pelo Ministério Público, terá entrado no estabelecimento comercial e disparado contra a jovem de 23 anos.
Segundos antes o incidente, Valeria Márquez estava em direto, no TikTok, a mostrar um peluche que tinha recebido. No vídeo, ouve-se a jovem a dizer "eles estão a chegar", antes de uma voz questionar "Ei, Vale?". "Sim", respondeu, pouco antes de silenciar o som da transmissão em direto.
Momentos depois, a jovem é morta a tiro. O vídeo mostra uma pessoa a pegar no telemóvel e só aí é que a transmissão ao vivo termina.
Valeria Márquez, que tinha mais de 200 mil seguidores no Instagram e TikTok, disse anteriormente no vídeo que alguém foi ao salão quando ela não estava lá com um "presente caro" para lhe entregar.
A violência de género é muito comum no México, onde, segundo as Nações Unidas, 10 mulheres ou raparigas são assassinadas todos os dias por parceiros ou familiares. O país tem uma das taxas mais altas de femicídio no mundo.