Vários incêndios deflagraram nos últimos dias em diversas regiões da Turquia. Entre as principais áreas afetadas encontram-se Konya, no distrito de Doğanhisar, Tekirdağ, no distrito de Şarköy, Bartın, na região do Mar Negro, Bursa, na zona de Marmara, Ayvacık, no distrito de Çanakkale, e Adıyaman.

Segundo a CNN Türk, citando autoridades locais, as chamas em Konya terão começado de forma acidental. Um jovem de 15 anos foi detido, sendo suspeito de ter iniciado o incêndio ao atear fogo para pastorear animais na área.

No local, continuam a estar presentes vários meios terrestres e aéreos no combate às chamas, situação que se repete também em Tekirdağ, no distrito de Şarköy. Os ventos fortes e altas temperaturas continuam a dificultar as operações no local.

Em Ayvacık, no distrito de Çanakkale, as chamas destruíram estábulos, hortas, currais, equipamentos agrícolas e edifícios abandonados.

Segundo o Türkiye Gazetesi, também foram atingidos os túmulos históricos no jardim da Mesquita Murad Hüdavendigar, que se encontra em fase de restauro e tem 659 anos de história.

Nos últimos dias, a Turquia tem sido atingida por uma vaga de calor intenso com várias regiões a registar temperaturas elevadas e pouca precipitação, o que tem aumentado o risco de incêndios florestais.

Em algumas regiões do país, as temperaturas chegaram perto dos 40ºC, acompanhadas de ventos fortes e trovoada.