Após uma corrida emocionante em Espanha, a Fórmula 1 deixa, por pouco tempo, o continente europeu e ruma até outro destino. O Grande Prémio do Canadá, a 10.ª prova do campeonato, realiza-se este fim de semana, entre os dias 13 e 15 de junho, no icónico Circuito Gilles Villeneuve.

Este circuito, localizado em Montreal, é um dos traçados mais emblemáticos do calendário da Fórmula 1. Situado na ilha artificial de Notre-Dame, tem uma extensão de 4,361 quilómetros e inclui um total de 13 curvas. A corrida de domingo será disputada ao longo de 70 voltas, com duas zonas de DRS(Drag Reduction System).

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O circuito é conhecido pelas suas curvas técnicas e lentas— algumas delas bastante estreitas e, muitas vezes, situadas perto dos muros. Prova disso é o mítico "Muro dos Campeões", sobre o qual falaremos mais à frente neste guia.

Em que horários se realiza o GP do Canadá?

  • Treino Livre 1 (FP1): 18:30- 19:30
  • Treino Livre 2 (FP2): 22:00- 23:00

Sábado, 14 de junho:

  • Treino Livre 3 (FP3): 17:30- 18:30
  • Qualificação: 21:00- 22:00

Domingo, 15 de junho:

  • Corrida: 19:00

(Horário de Portugal Continental)

Do 'Muro dos Campeões' à corrida mais longa na Fórmula 1

O primeiro Grande Prémio do Canadá realizou-se em 1961, no Mosport Park, perto de Toronto, mas só viria a integrar oficialmente o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 1967. No final da década de 1970, mais precisamente em 1978, a prova mudou-se para a ilha artificial de Notre-Dame, em Montreal.

A corrida inaugural neste novo traçado — conhecida por ter sido a mais fria da história da modalidade — deu ao canadiano Gilles Villeneuve a sua primeira vitória na Fórmula 1 e, mais tarde, acabaria por dar nome ao circuito.

Gilles Villeneuve recebe a bandeira axadrezada ao volante do seu Ferrari 312T3, no final do Grande Prémio do Canadá, realizado na Ilha de Notre-Dame, em Montreal, a 8 de outubro de 1978.
Gilles Villeneuve recebe a bandeira axadrezada ao volante do seu Ferrari 312T3, no final do Grande Prémio do Canadá, realizado na Ilha de Notre-Dame, em Montreal, a 8 de outubro de 1978. Klemantaski Collection / GETTY IMAGES

O mítico "Muro dos Campeões"

O "Muro dos Campeões" é uma das curvas mais icónicas e temidas da história da Fórmula 1. Está localizado na última chicane do Circuito Gilles Villeneuve, mesmo antes da reta da meta. Mas de onde vem este nome?

Para responder a essa pergunta, é preciso recuar até ao século passado — mais precisamente ao ano de 1999. Nessa corrida de domingo, a chicane parecia ter um íman que atraía alguns dos pilotos mais conceituados da modalidade.

Os campeões Damon Hill, Michael Schumacher e Jacques Villeneuve — filho de Gilles Villeneuve — acabaram todos por embater naquele mesmo muro.

A corrida mais longa na história da Fórmula 1

Estávamos em 2011, quando o Grande Prémio do Canadá foi palco de uma das corridas mais épicas e caóticas da história da Fórmula 1.

A corrida de domingo, que habitualmente dura cerca de duas horas, acabou por prolongar-se por mais de quatro horas devido a várias interrupções de bandeira vermelha e períodos de Safety Car provocados por chuva intensa e acidentes na pista.

O piloto britânico Jenson Button, da McLaren Mercedes, vence o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1 em Montreal, domingo, 12 de junho de 2011. O piloto da Red Bull, Mark Webber (direita) da Austrália, terminou em terceiro lugar.
O piloto britânico Jenson Button, da McLaren Mercedes, vence o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1 em Montreal, domingo, 12 de junho de 2011. O piloto da Red Bull, Mark Webber (direita) da Austrália, terminou em terceiro lugar. Darron Cummings / AP

Depois de uma prova extremamente desgastante, tanto física como emocionalmente, Jenson Button (McLaren) acabou por vencer a corrida e subir ao pódio acompanhado pelos dois pilotos da Red Bull da altura, Sebastian Vettel e Mark Webber.

O erro de Sebastian Vettel que lhe custou a vitória

O Grande Prémio do Canadá de 2019 ficou marcado por uma das polémicas mais discutidas nesse ano — envolvendo Sebastian Vettel e a Ferrari, numa disputa direta com Lewis Hamilton da Mercedes.

Na volta 48 de 70 no total, Sebastian Vettel, que seguia na liderança da corrida, cometeu um erro na curva 3-4, saiu da pista e atravessou a relva. Ao regressar à pista, acabou por forçar Lewis Hamilton a tirar o pé para evitar uma colisão — a direção de prova considerou que o piloto da Ferrari fez um “regresso inseguro” à pista, obrigando o adversário a sair da trajetória ideal.

Mas o momento mais dramático ainda estava para chegar. Sebastian Vettel acabou por receber uma penalização de 5 segundos, que o relegou para o 2.º lugar — apesar de ter cruzado a linha da meta à frente de Lewis Hamilton.

Descontente com a situação, Vettel recusou-se a subir imediatamente ao pódio. Num ambiente de grande tensão, o piloto alemão trocou as placas de posição colocadas à frente dos dois primeiros monolugares — colocou o número 1 em frente à sua Ferrari e mudou o número 2 para o carro de Hamilton.

Quem lidera o Campeonato de Pilotos e Construtores?

O Grande Prémio de Espanha deu a Oscar Piastri (McLaren) a sua quinta vitória da temporada.

O piloto australiano mantém-se na liderança do Campeonato Mundial de Pilotos, com 186 pontos, seguido pelo seu companheiro de equipa, Lando Norris, que soma menos 10 pontos. Max Verstappen (Red Bull) ocupa o terceiro lugar, com 137 pontos.

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No Campeonato de Construtores, a McLaren reforçou a sua liderança isolada, somando agora 362 pontos. A Ferrari subiu ao segundo lugar, com 165 pontos, ultrapassando a Mercedes, que desceu para terceiro com 159 pontos.