A Fundação São João de Deus (FSJD) dinamiza, amanhã, a tertúlia 'Impacto Psicossocial: da Vulnerabilidade ao Risco Clínico', um espaço de reflexão e diálogo aberto sobre os efeitos profundos da violência e da exclusão na saúde mental. O evento terá lugar no Hotel Views Oasis, no Caniço, às horas.

Esta iniciativa reunirá profissionais da área da psicologia, saúde e avção social, bem como representantes da comunidade e testemunhos em primeira pessoa, "com o objectivo de analisar como a vulnerabilidade emocional, social ou estrutural pode evoluir para situações de risco clínico se não for reconhecida e acompanhada atempadamente".

Com entrada livre, o evento visa ainda "sensibilizar a comunidade para a importância da intervenção precoce, da escuta activa e da criação de redes de apoio". Comportamentos que ajudam a prevenir consequências graves, como depressão, ansiedade crónica e isolamento social.

"É fundamental reconhecer os sinais da vulnerabilidade antes que se transformem em risco clínico. Esta tertúlia é um apelo à ação e à empatia colectiva", sublinha Lavínia Côrte, delegada local da Fundação S. João de Deus citada em nota de imprensa.