Se é amante da prática de esqui e pretende fazer uma viagem para um destino onde reinam os desportos de inverno, a lista elaborada pela aclamada revista de viagens Condé Nast Traveller com base na opinião popular, pode ser uma ajuda preciosa.

Para elaborar a lista das melhores estâncias de esqui da Europa foram tidos em consideração aspetos como a qualidade das unidades hoteleiras da região, as ofertas culturais e de lazer, mas também a beleza natural envolvente, bem como a preparação e a qualidade das pistas.

A estância de Zermatt, na Suíça, manteve a primeira posição enquanto Levi, na Finlândia, entrou pela primeira vez para o top-15.

Itália tem vindo a preparar-se para receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 e o investimento já começa a fazer efeito com a inclusão de quatro estâncias italianas na lista final.

20. Bormio Ski, Itália

Localizada numa aldeia medieval a grande altitude, a estância de Bormio é frequentemente palco de campeonatos do mundo de esqui. Bormio reclama ter a maior descida esquiável de Itália, a mais de 1.200 metros. Se esquiar não for o seu forte pode sempre apreciar o vasto manto branco de perder de vista.

19. Andermatt, Suíça

A comuna de Andermatt possui uma oferta vastíssima no que a esqui diz respeito. No parque de Gemsstock poderá descer encostas íngremes de forma livre. Mas há ofertas para todos os níveis quer em Nätschen, quer em Sedrun, alguns dos principais pontos desta região.

18. Val Gardena, Itália

Esta estância está inserida na Dolomiti Superski, uma área delimitada para a prática de esqui no Norte de Itália. Ali poderá ainda visitar as aldeias de Ortisei, Santa Catarina e Selva Val Gardena e ainda percorrer as centenas de quilómetros de pistas de esqui, todas conectadas por uma rede de teleféricos de 40 quilómetros.

17. Crans-Montana, Suíça

Apesar de não ter o prestígio de outros destinos semelhantes na Suíça, a estância de Crans-Montana oferece mais de 140 quilómetros de pistas de esqui espalhadas por um planalto virado a sul, no cantão de Valais. Os adeptos de 'freestyle' encontrarão ali um dos melhores 'snowparks' do país com um 'halfpipe' de dimensões olímpicas.

16. Levi, Finlândia

Já no Círculo Polar Ártico, a estância de Levi é composta por 44 encostas, quatro 'snowparks' e cinco rotas turísticas de esqui. Para além desta atividade, os amantes da neve podem ainda usufruir de inúmeras outras experiências desportivas, mas não só.

15. Corvara-Alta Badia, Itália

Na cadeia montanhosa das Dolomitas, Corvara-Alta Badia é um dos destinos de excelência para a prática de desportos de inverno. Extra-desporto, neste local existem diversos restaurantes conceituados e unidades hoteleiras a quase 2.000 metros de altitude.

14. Chamonix-Mont Blanc, França

Na 14.ª posição figura um destino francês que acolheu os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924. Ali poderá andar no teleférico mais alto da Europa Ocidental, que lhe proporcionará vistas estonteantes.

13. Zell am See-Kaprun, Áustria

A vista panorâmica do lago Zell faz deste um dos destinos mais apreciados para os amantes de esqui nesta época do ano. Localizado a cerca de 100 quilómetros de Salzburgo, este local é rico em pistas e atividades para todos os gostos sempre com a neve como pano de fundo.

12. Megève, França

Neste local poderá usufruir de duas áreas específicas para a prática de esqui, que compõem uma rede quase 400 quilómetros de pistas ligadas por inúmeros teleféricos.

O centro da localidade é acolhedor e oferece aos visitantes todo o tipo de serviços para umas ótimas férias.

11. Gstaad, Suíça

Suíça volta a estar representada nesta lista com uma vila onde poderá encontrar várias lojas de luxo, variadas atividades relacionadas com a neve e ainda edifícios que retratam na perfeição a arquitetura tipicamente suíça.

Para a prática de esqui a oferta é também bastante vasta neste que é um dos destinos turísticos de inverno mais tradicionais.

10. Innsbruck, Áustria

Este destino alia a urbanidade à experiência na montanha. Nesta região existem mais de 10 estâncias de esqui que oferecem muito para lá desqui. Conhecida como 'Olympia Ski World', a área para prática total para a prática desportiva pode ser explorada com apenas um bilhete.

9. Lech Zürs, Áustria

Rodeada por tradicionais quintas pitorescas, em Lech Zürs irá deparar-se com boutiques glamorosas, galerias de arte e hotéis/chalés de luxo. A oferta gastronómica de luxo é impressionante tendo em conta o reduzido tamanho desta pequena vila austríaca.

8. Saalbach, Áustria

Esta é uma das mais extensas áreas de ski ligadas por teleférico do mundo. Os mais aventureiros poderão arriscar no "the challenge", um circuito de cerca de 64 quilómetros de pistas íngremes ligadas por 32 teleféricos, No total, o percurso demora cerca de sete horas a percorrer.

7. Val d'Isère, França

Nem as multidões e os preços elevados diminuem o interesse dos muitos visitantes que ali procuram animação, pistas de esqui de qualidade e neve garantida, até porque é neste local que se encontram os maiores sistemas de produção de neve artificial da Europa. Os muitos restaurantes de qualidade e a oferta de diversão noturna fazem deste um destino turístico bastante atrativo.

6. Verbier, Suíça

Esta é considerada uma das estâncias mais glamourosas dos Alpes, não fosse este um local onde se encontram variados hotéis de luxo.

As muitas pistas de esqui para praticantes mais experientes, mas também para os novatos, aliadas aos trilhos montanhosos, atraem clientela de todas as idades.

5. Cortina d'Ampezzo, Itália

Esta cidade histórica, a duas horas de Veneza e localizada no vale do rio Boite, será um dos palcos dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

Integrante da 'Dolomiti Superski', Cortina oferece mais de 1.207 quilómetros de pistas emocionantes, já para não falar da maior rede de trilhos de corta-mato da Europa.

4. Kitzbüel, Áustria

A duas horas de Munique, o principal destino de inverno da Áustria oferece entretenimento para todos os gostos: hotéis de luxo, muitos bares e restaurantes, escolas de esqui e a pista mais exigente do circuito da Taça do Mundo deste desporto.

3. St. Moritz, Suíça

A abrir o top-3 desta extensa lista encontramos a mais antiga estância de férias de inverno do mundo, caracterizada pela elegância, mas também pela exclusividade.

Para além de estar a mais de 1.800 metros de altitude, neste local o sol brilha 322 dias por ano, condições perfeitas para a prática de esqui.

As ofertas de luxo nas mais variadas áreas tornam St. Moritz num local apelativo para celebridades e pessoas endinheiradas.

2. Courcheve, França

Localizada na maior área de ski do mundo, que dá pelo nome de Três Vales, Courchevel é uma estância que oferece vários níveis de dificuldade onde, mais uma vez, os mais abastados vão esquiar, passear e fazer compras nas mais de 100 boutiques de luxo.

1. Zermatt, Suíça

Esta cidade suíça oferece aos visitantes cerca de 358 quilómetros de pistas, algumas das quais a mais de 3.000 metros de altitude, o que permite que a neve perdure até bem depois do fim do inverno. No sopé de uma das montanhas mais conhecidas da Suíça, Matterhorn, ali poderá usufruir dos sistemas de teleféricos de última geração, mas também da vastíssima oferta extra-ski.

Como no centro da cidade não circulam automóveis, os trenós puxados por cavalos são a escolha primordial para o transporte.