O Estados Unidos vão suspender as tarifas anunciadas no sábado, por um período de 30 dias, para perceber se é possível chegar a um acordo com o Canadá. O Presidente norte-americano falou ao telefone com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.
"O Canadá está a assumir novos compromissos. Nomearemos um responsável pela questão do fentanil, acrescentaremos os cartéis mexicanos à lista de entidades terroristas (...) e lançaremos, com os Estados Unidos, uma força de ataque conjunta contra o crime organizado, o tráfico de fentanil e o branqueamento de capitais", adiantou Trudeau, através da rede social X.
Este domingo, como resposta às medidas implementadas por Donald Trump - que oficializou no sábado a aplicação de tarifas alfandegárias sobre produtos importados do Canadá, e de outros país - o primeiro-ministro do Canadá anunciou que o país vai aplicar as mesmas tarifas (25%) aos produtos norte-americanos.
Os EUA adiaram também por um mês a aplicação de tarifas alfandegárias sobre bens importados do México, depois da Presidente mexicana ter concordado em reforçar a segurança na fronteira. Os dois países vão agora continuar as negociações para tentar chegar a um acordo.
A entrada em vigor destas tarifas sobre a maioria das importações e produtos estava prevista para terça-feira, noticiou a agência France-Presse (AFP).