O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, informa que deteve, pela terceira vez este mês, um dupla de carteiristas composta por duas mulheres.

A última vez que atuaram, segundo a PSP, foi no passado “dia 24 de março, pelas 19h00, na freguesia Santa Maria Maior”, na capital.

Polícias da equipa especialmente criada pela PSP para o combate ao fenómeno do furto por carteirista, intercetaram as duas suspeitas, de 22 e 24 anos, quando "de forma astuciosa, coordenada e premeditada, aproximaram-se de um grupo de turistas e astuciosamente abriram o fecho da mochila da vítima, tendo retirado uma carteira que continha 685 euros em numerário e vários documentos”.

Após a detenção, “todos os pertences foram recuperados e entregues à sua legítima proprietária”.

As detidas, já com antecedentes pelo mesmo tipo de crime, e “sobejamente referenciadas por este tipo de ilícitos, pelos polícias da brigada de combate ao fenómeno do furto de carteirista”, já tinham sido “interceptadas e detidas (…) nos dias 9 e 19 de março, sendo já a terceira situação neste mês”.

Presentes à Autoridade Judiciária para efeitos de 1.º Interrogatório Judicial, foi a ambas aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

PSP deixa recomendações para se proteger

Perante este fenómeno, que é notícia com cada vez mais frequência, a PSP aconselha a andar com a carteira, dinheiro e cartões nos bolsos interiores da roupa e nunca colocar nada nos bolsos de fora.

Além disso, deve evitar transportar consigo elevadas quantias de dinheiro ou objetos valiosos.

Se usar mala ou mochila, deve mantê-la sempre fechada e deve transportá-la sempre na parte da frente do corpo.

A PSP apela ainda a todas as pessoas que denunciem os crimes de que tenham conhecimento quer na condição de vítimas ou testemunhas.

As autoridades justificam que quanto mais rápida for a denúncia mais depressa serão efetuadas diligências para se chegar à identificação dos suspeitos.