Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa às 09:50 deste domingo variavam entre os 23 minutos no Hospital São Francisco Xavier e as 12 horas no Hospital Beatriz Ângelo, Loures.
Às 09h50, 12 doentes triados com pulseira amarela (urgente) esperavam em média 12 horas e 10 minutos para serem examinados no Hospital Beatriz Ângelo, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) Loures-Odivelas. Na ULS Amadora-Sintra, o tempo de espera para doentes triados como urgentes era de nove horas e oito minutos, quando o recomendado é de 60 minutos, estando oito doentes a aguardar para serem observados pelo médico.
No caso dos doentes triados como “muito urgentes”, o tempo de espera naquela ULS era de três horas e 56 minutos (o tempo recomendado é 10 minutos), estando um doente triado com pulseira laranja.
Na Urgência Geral da ULS Almada-Seixal, que integra o Hospital Garcia de Orta, o tempo de espera era de uma hora e 57 minutos para nove doentes triados com pulseira amarela. Já em Santa Maria, Lisboa, quatro pessoas aguardavam com pulseira amarela, com um tempo de espera médio de uma hora e 21 minutos.
No Hospital de Vila Franca de Xira, o tempo médio de espera era de uma hora e 17 minutos, com uma pessoa com pulseira amarela na Urgência Central, e no Hospital de Cascais era de duas horas e um minuto, com quatro doentes em espera.
Os dados das Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde, publicados no Portal do SNS, referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas. O número de doentes apresentado inclui os que aguardam primeiro atendimento, após triagem, e resultados de exames.
A Direção Executiva do SNS apela à população para ligar sempre para a Linha SNS 24 [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência.