![Doentes encaminhados para outros hospitais por falta de ortopedistas no Santa Maria](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Há falta de ortopedistas na urgência de traumatologia do Hospital de Santa Maria e, por isso, diariamente, os doentes são encaminhados para outras Unidades Locais de Saúde.
O Observador avança que os doentes que têm chegado à urgência do maior hospital do país a necessitar de cuidados de traumatologia são encaminhados para outros unidades de saúde da Grande Lisboa.
Esta é uma situação que se verifica há mais de um mês, numa altura em que os tempos de espera no hospital têm chegado às 15 horas.
Na passada semana, denuncia fonte próxima do processo ao Observador, o problema verificou-se "todos os dias".
Os hospitais da Grande Lisboa atravessam um momento de fragilidade, numa altura em que a afluência às urgências é significativa em várias unidades de saúde da região.
A falta de recursos humano é apontada como uma das principais causas da situação que se vive nos hospitais públicos. Os sindicatos culpam a ministra da Saúde do atual estado do Serviço Nacional de Saúde.