A BMW estabeleceu uma parceria com o Alibaba Group para pesquisar e desenvolver tecnologias avançadas, e integrar Inteligência Artificial da gigante chinesa nos seus novos modelos produzidos na China.

Desta forma, a partir do próximo ano, os veículos fabricados na China vão passar a contar com o sistema rival do ChatGPT, o IA Tongyi Qianwen, da Alibaba, uma tecnologia que será utilizada para aprimorar o BMW Intelligent Personal Assistant, tornando a interação dentro do automóvel mais intuitiva e eficiente.

Segundo a BMW, a nova tecnologia de IA que será adaptada especificamente para consumidores chineses, terá capacidades de comunicação semelhantes às humanas, além de interpretar comandos complexos e reconhecer intenções com precisão, proporcionando uma experiência mais fluida e natural.

Um dos destaques é o recurso de recomendação ativa, que vai fazer uso de sensores e câmaras internas para oferecer serviços personalizados aos condutores e passageiros. A nova tecnologia será aplicada a toda a linha de motores e modelos da marca produzidos na China.

A parceria com o Alibaba Group faz parte da estratégia de IA 360 graus na China, com foco na digitalização da produção, experiência do utilizador e inovação em pesquisa e desenvolvimento. O objetivo é acelerar a integração da inteligência artificial em toda a cadeia de valor da empresa na China.