
A presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, acompanhada pela vereadora com o pelouro social, Helena Leal, esteve, hoje, no Bairro da Quinta Josefina, no âmbito do projecto ESCUTAR, iniciativa da autarquia, através do Departamento da Cultura e da SocioHabitaFunchal, onde participaram na apresentação do trabalho desenvolvido no arranque da nova temporada artística 2024/2025. Nesse bairro, ao mesmo tempo, decorrem obras de requalificação profundas.
No contexto cultural, o Bairro da Quinta Josefina "acolheu, desde Outubro, uma residência artística, conduzida pelos artistas Miguel Ramos e Ricardo Brito, nas áreas das artes plásticas e performativas, promovendo uma forte participação e envolvimento ativo da comunidade local. O projeto terá uma duração de 6 meses", refere a autarquia.
Na ocasião, a presidente da Câmara destacou, "igualmente, a intervenção em curso, no bairro, promovida pela autarquia, com um investimento de 625 mil euros, destinada à requalificação, pintura e manutenção dos edifícios".
Contudo, Cristina Pedra sublinhou "o compromisso da Câmara Municipal do Funchal em garantir uma descentralização da cultura, reforçando que esta não deve estar confinada a espaços institucionais", reafirmando: "Temos vindo a optar, ao longo deste executivo, por levar a cultura para fora dos espaços cobertos. A cultura é para as pessoas, com as pessoas e das pessoas, e esse é o objetivo desta iniciativa."
A autarca salientou, por fim, que "o principal objetivo destes projetos passa por promover uma aproximação à arte, inclusão social, reforço do sentimento de pertença e um desenvolvimento comunitário".
Refira-se que, em 2024, o projecto ESCUTAR "envolveu 3 bairros e totalizou um investimento de 30 mil euros. Este ano, a iniciativa será ampliada para 6 bairros, envolvendo um total de 12 artistas, com um investimento global de 60 mil euros", salienta a autarquia em nota de imprensa divulgada esta tarde.