Num comunicado, o instituto prolongou o aviso amarelo para os dois distritos, que, de acordo com o anterior relatório, estaria em vigor até às 12:00.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Os distritos de Setúbal e Lisboa estiveram na quinta-feira sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de três), também devido à previsão de aguaceiros fortes.

Ainda no continente, estiveram sujeitos a aviso amarelo por precipitação os distritos de Faro, Santarém e Beja.

Além disso, o IPMA emitiu aviso amarelo devido à previsão de neve para os distritos de Guarda e Castelo Branco.

A Proteção Civil registou 296 ocorrências até às 22:00 de quinta-feira, com maior incidência nas zonas da Grande Lisboa e na Península de Setúbal. 

Fonte da Proteção Civil informou à Lusa de que foram registadas 190 inundações, 212 limpezas de via e sete quedas de estruturas, tendo sido acionados 1178 operacionais e 351 veículos. 

A mesma fonte adiantou ainda que 248 das ocorrências tiveram lugar na Grande Lisboa e 40 na Península de Setúbal. 

Devido a inundações, a Estrada Nacional 249-4, em Trajouce, São Domingos de Rana, no concelho de Cascais, ficou cortada.

Também ficou encerrado o tráfego na Estrada das Fontainhas, em Tercena, no Concelho de Oeiras, devido ao abatimento da via. 

Não se verificaram vítimas, os danos estão associados a habitações, garagens e vias rodoviárias, nomeadamente estradas nacionais e estradas municipais.

VQ (SSM/DD/RCS/TAB) // CAD

Lusa/Fim