Os meios de comunicação norte-americanos revelaram novos detalhes sobre a morte de Gene Hackman. A autópsia final confirmou não só as complicações cardiovasculares do ator, como também que este não terá sido contagiado pelo vírus que matou a mulher. O exame toxicológico coloca ainda a hipótese do vencedor de dois Óscares não ter comido nos seus últimos dias de vida.

O ator Gene Hackman e a mulher, Betsy Arakawa, foram encontrados mortos em fevereiro.

Numa autópsia preliminar, foi confirmado que o ator morreu devido a complicações cardiovasculares. Já a pianista de 65 anos morreu infetada com o hantavírus.

A autópsia final, citada pela Fox News, vem agora confirmar não só “os antecedentes de insuficiência cardíaca” de Gene Hackman, como também “alterações hipertensivas crónicas graves" e “características neurodegenerativas consistentes com a doença de Alzheimer”.

Os documentos confirmam ainda que o ator testou negativo para o hantavírus.

Uma das novidades no caso é o resultado do relatório toxicológico, que detetou a presença, em grande quantidade, de corpos cetónicos no organismo de Gene Hackman. Estes valores são, normalmente, o resultado da diabetes, de dietas com restrição de hidratos de carbono ou de um jejum prolongado.

Corpos do casal encontrados em elevado estado de decomposição

O casal foi encontrado morto na sua casa, no estado norte-americano do Novo México, a 26 de fevereiro, e os corpos estavam em elevado estado de decomposição.

Inicialmente, a morte de Gene Hackman e Betsy Arakawa foi considerada “suspeita o suficiente para exigir buscas e uma investigação”, segundo o mandado de buscas a que a Fox News teve acesso.

As autoridades confirmaram que não foi detetado qualquer traumatismo externo nos corpos do casal, e a polícia do Novo México abriu de imediato uma investigação criminal.

Polícia divulga vídeo da casa de Gene Hackman

O Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé, no Novo México, divulgou vídeos captados dentro da casa de Gene Hackman e Betsy Arakawa.

As imagens foram registadas pelas bodycams (câmaras nas fardas) dos agentes da polícia mostram um cenário muito diferente de divisão para divisão. Enquanto a entrada está impecavelmente arrumada, outras zonas da casa estão caóticas, com roupa e muitos objetos espalhados pelo chão e comida podre na cozinha.

Gene Hackman morreu uma semana depois da mulher

De acordo com os documentos citados pela Fox News, durante as investigações, as autoridades descobriram que Betsy Arakawa pesquisou várias vezes sobre gripe e covid-19, e que foi a um gabinete médico com sintomas.

"Estes dados sugerem que Betsy estava a pesquisar ativamente condições médicas relacionadas com a covid-19 e sintomas semelhantes aos da gripe nos dias que antecederam a sua morte", afirma o relatório.

Betsy Arakawa morreu de síndrome pulmonar por hantavírus, uma doença infecciosa rara transmitida aos humanos através da urina, saliva e fezes de animais infetados.

Gene Hackman tinha doença de Alzheimer em estado avançado e morreu devido a complicações cardiovasculares, cerca de uma semana depois da mulher. O pacemaker do ator mostra que morreu no dia 18 de fevereiro.