O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, suspendeu esta segunda-feira a atividade programada, o que inclui consultas, exames e cirurgias, devido ao apagão na rede elétrica, informou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Em comunicado, a ULSBA, que gere o hospital de Beja, indicou que "foi suspensa a atividade programada" na unidade hospitalar, salientando que "esta suspensão inclui consultas, exames e cirurgias".

"A atividade relacionada com o serviço de urgência está garantida", sublinhou, referindo que a a suspensão será mantida até à divulgação de novas informações.

Também no Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central indicou, sem especificar medidas, que o hospital de Évora "ativou o plano de contingência para continuar a garantir a sua atividade", pelo mesmo motivo.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.