Daniel Oliveira

"Dou oito a Pedro Nuno Santos. Acho que teve, até aqui, a sua melhor prestação. E dou cinco a André Ventura. André Ventura ficou na mesma: falou para o mesmo eleitorado, utilizou as mesmas receitas, perdeu largamente em alguns momentos — e é por isso que atribuo esta diferença. Onde conseguiu alguma coisa foi onde consegue sempre: na imigração, com aquele discurso quase sempre igual. Podia estar ali Pedro Nuno Santos ou o Rato Mickey, que ele diria exatamente a mesma coisa. Pedro Nuno Santos conseguiu uma coisa muito difícil com André Ventura: manter sempre total calma, sem nunca se apagar, sem nunca parecer intimidado, sem se enervar — e foi bastante eficaz em alguns ataques cirúrgicos, mas não só."

SIC Notícias

Francisco Mendes da Silva

"Dei sete a Pedro Nuno Santos e cinco a André Ventura. As razões relativamente a André Ventura são semelhantes às do Daniel Oliveira: é um best of do Ventura que já conhecemos, um disco riscado. Talvez tenha conseguido segurar parte do eleitorado que aprecia aquele estilo esbaforido e irritado. André Ventura, com aquela esperança que tem de liderar a direita, precisa de perceber que tem de ser mais fleumático. Nenhum grande líder político se comporta daquela forma. Pedro Nuno Santos, em contraste — e era importante este contraste para aquilo que eu acho que ele pretende, que é conquistar o centro — conseguiu, a meu ver, passar essa imagem."

SIC Notícias

Cristina Figueiredo

"Dei oito a Pedro Nuno Santos e dei quatro a André Ventura. O quatro [a André Ventura] tem a ver com uma nota anterior que lhe tinha dado — dei-lhe um cinco — e acho que esteve pior neste painel do que no anterior. Acho que Pedro Nuno Santos esteve muito sereno durante todo o debate, e acho que é muito difícil, em determinados momentos, quem está a debater com André Ventura não se irritar com ele. Às tantas, André Ventura esbracejava e dizia: 'Irrita-me debater com o Partido Socialista (PS)', e Pedro Nuno Santos respondeu-lhe com muita calma: 'Sim, a mim também me irrita debater com André Ventura, mas é preciso ter maturidade para o saber ouvir em silêncio e responder.' Acho que ele fez isso — e isso é positivo."

SIC Notícias

Pedro Gomes Sanches

"As minhas notas são diferentes. Se eu votasse em função das minhas preferências, teria dado negativa aos dois. Mas não é o caso. Estou aqui a tentar avaliar qual a eficácia de cada um dos 'debatentes' vis-à-vis o seu eleitorado, ou o seu eleitorado potencial. As minhas notas foram 6-6, um empate. Estou convencido de que, se Pedro Nuno Santos e André Ventura tivessem combinado uma estratégia para este debate, dificilmente teriam tido um resultado melhor — porque ambos conseguiram os propósitos com que partiram para o debate. Pedro Nuno Santos tem aqui um trabalho difícil, mas que está a ser bem conseguido: recentrar-se e apresentar-se como moderado. E, de facto, ele corria o risco de não o conseguir, porque André Ventura irrita os interlocutores — mas ele conseguiu esse ponto. Manteve-se sereno e conseguiu apresentar-se como moderado. André Ventura é exatamente o contrário: quer aparecer como radical. Ventura desistiu de se apresentar como solução para o que quer que seja, e como parceiro fiável de quem quer que seja."

SIC Notícias