
A marca da serpente celebra este ano o seu 115º aniversário, e para isso planeou uma mão cheia de atividades e eventos espalhados ao longo do ano para gáudio dos “Alfistas”.
Para celebrar a data a marca desenhou um novo logótipo, que comemora a tradição da Alfa Romeo, num design contemporâneo que combina passado, presente e futuro.

Este novo logotipo, à semelhança do que foi lançado aquando do 100º aniversário, incorpora alguns elementos do símbolo original, e segundo a Alfa Romeo a “diagonal ascendente do número “115” simboliza o ímpeto e o impulso para a inovação, valores fundamentais incorporados no ADN da marca. O “5”, o ponto focal da composição, é abraçado pelo Biscione, o histórico e icônico emblema da marca, utilizado aqui como um elemento visual e simbólico para criar profundidade e uma sensação tridimensional”.
O novo logótipo é partilhado com os clubes oficiais e com todos os admiradores em todo o mundo, podendo ser utilizado em eventos e encontros, bem como em materiais dedicados e iniciativas locais. Para a sua revelação ao mundo, a Alfa Romeo escolheu um momento especial do ano: nestes dias, a marca e seus fãs registaram a histórica vitória na Mille Miglia de 1930 com Tazio Nuvolari e a estreia do Quadrifoglio na Targa Florio de 1923.
Para além do 115.º aniversário, a Alfa Romeo vai assinalar ao longo de 2025 várias datas importantes para marca, entre os quais o centenário da vitória do GP Tipo P2 no primeiro Campeonato do Mundo de Automobilismo, o 75º aniversário do 1900 e da conquista do primeiro título mundial de Fórmula 1, a estreia do Giulietta Berlina em 1955, a estreia do Giulia Sprint GTA em 1965, a vitória do 33 TT 12 no Campeonato do Mundo de Marcas em 1975 e chegada do Alfa 75 em 1985.