HBO

Nathan Fielder tem uma inquietação. Várias. Começou mais a sério em “Nathan For You”, da Comedy Central, a dar soluções mirabolantes para ajudar negócios nos Estados Unidos da América. Saltamos para 2022, depois de muito programa com a mesma equipa, onde a HBO Max aceita a sua mais recente criação: “The Rehearsal”, série onde o comediante encena verdadeiros ensaios para resolver dilemas pessoais de quem aceita entrar no seu mirabolante processo de produção. À segunda temporada, Nathan Fielder vai tentar resolver o que, para si, se tornou na causa número um de acidentes de aviação: os problemas de comunicação dentro do cockpit. O desafio é maior e mais louco. Inclui cães clonados, talent shows com Evanescence e simuláveis inesquecíveis. Para entender tudo isto, em mais um episódio de “No Último Episódio”, Filipa Amaro e José Paiva convidaram a guionista Tota Alves para decifrar o que raio se passa na cabeça de Nathan Fielder.

Tota Alves no podcast 'No Último Episódio'
Tota Alves no podcast 'No Último Episódio' Matilde Fieschi

“No ecrã tudo tem por base a ficção. Neste caso, o Nathan navega muito no limbo entre a verdade e a mentira. Mas só ele já é uma personagem por si. É extraordinário um autor querer mostrar-nos o que se passa no cérebro dele”, conta Tota Alves, que já trabalhou em projectos como “Dolores” e “Meu Sangue” e está a trabalhar num mockumentary. É que perceber o que Nathan Fielder quis desta vez é estar em permanente em estado de dúvida diante da televisão. Será que o comediante estava mesmo a falar a sério quando decidiu submeter uma série de pilotos e co-pilotos a diferentes testes e ensaios? Porque é que decidiu reviver todos os passos do piloto Sully, mais conhecido por aterrar um avião no Rio Hudson em 2009? E como é que esta série, mais vista como um produto de nicho, ressoou tanto na comunidade com autismo?

José Paiva, Tota Alves e Filipa Amaro no podcast 'No Último Episódio'
José Paiva, Tota Alves e Filipa Amaro no podcast 'No Último Episódio' Matilde Fieschi

Tota Alves não tem respostas fechadas e ainda bem. Tal como outras séries onde Nathan Fielder também esteve envolvido, como “The Curse” ou “How to with John Wilson”, o que salta à vista é a honestidade e generosidade de um autor que não tem medo de se expor ao ridículo. “Mostra-se que não é preciso ninguém famoso para fazer uma grande série. E que, de facto, o entretenimento é um lugar para as pessoas ficarem felizes”, finaliza Tota Alves. Mas felizes com o quê se não sabemos o que é real? Ou sabemos?

Tiago Pereira Santos com José Fernandes

Quantas vezes já quis saber mais sobre “aquele” último episódio? Encontrar respostas que criam mais perguntas e só o deixam a pensar quando é que estreia o próximo capítulo?

Em “No Último Episódio”, Filipa Amaro e José Paiva não trazem garantia nenhuma de tranquilizar os fãs de séries. Vêm para se juntar à festa.

Trazem histórias de bastidores, críticas do público vs críticas dos críticos e análises de cenas.

Tudo isto num podcast que se vai dedicar à melhor televisão internacional de 2025.

‘No Último Episódio’ vai para o ar todas as sextas-feiras no Expresso e em todas as plataformas de podcast.

O primeiro episódio será publicado a 25 de abril. Oiça aqui o trailer.