
A celebração da herança cultural ganha mais expressão no “Pátio das Freguesias”, na Sertã, local privilegiado para conhecer o património cultural do concelho. Entre a quinta-feira, 17 de julho e domingo, dia 20, a Alameda da Carvalha, na Sertã, torna-se palco de mais um Festival de Gastronomia do Maranho.
Na sexta-feira, a programação do Pátio das Freguesias, um espaço no recinto do festival, apresenta um showcooking do chef Vítor Adão. Sábado, a manhã é dedicada às freguesias do concelho e a sua culinária. A Freguesia do Cabeçudo dá a conhecer as suas tradições, a União de Freguesias de Cumeada e Marmeleiro faz uma demonstração de Pão Caseiro Tradicional e a Freguesia do Troviscal, apresenta “Ementas Antigas para dias de Festa”. Por volta da hora do almoço, a Freguesia da Várzea dos Cavaleiros apresenta “Bolos Fintos”. À tarde, há “Conversas de Cozinha” que levam um olhar sobre a história, a tradição e a memória do protagonista deste festival, o Maranho da Sertã.
No último dia do festival, são conhecidas as “Artes e Ofícios da Freguesia da Sertã” e, pelas 15h00 há showcooking com o chef Chakall. Segue-se a entrega de Prémios do VIII Concurso Gastronómico “Tradições de Celinda”, que pretende encontrar “O Melhor Maranho da Sertã”. A animação musical é garantida durante os quatro dias do evento, com destaque para artistas como Miguel Araújo e Quinta do Bill, Pedro Abrunhosa e David Antunes, Nininho Vaz Maia e Dillaz, Camané e Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense com a banda “Os Red”. A entrada é gratuita.
Descobrir o concelho da Sertã
Localizado na região Centro de Portugal, no Distrito de Castelo Branco, a Sertã é berço de figuras notáveis da história de Portugal, como D. Nuno Álvares Pereira, Gonçalo Rodrigues Caldeira e Padre Manuel Antunes, entre outros. Faça uma paragem nos vários monumentos, como as pontes filipinas, o Castelo da Sertã, Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, Monte da Senhora da Confiança e Moinho das Freiras, Estações de Arte Rupestre da Fechadura e da Lajeira. Descubra também as igrejas e capelas do concelho, e pela singularidade das peças e elementos ornamentais que encerram. Descubra uma Sertã diferente e fascinante nas páginas do Roteiro Religioso do Concelho da Sertã. É no concelho da Sertã que se encontra a primeira estância de Wakeboard do mundo, com um dos cinco cable parks da região do Médio Tejo: o Cable Park do Trízio. O território do Concelho da Sertã é propício para a prática de outros desportos como passeios TT, BTT, percursos pedestres e geocaching.
Pontos Turísticos Imperdíveis
A Sertã tem muitos pontos de interesse em termos de arquitetura histórica e beleza natural. A Alameda da Carvalha é um local verdejante que oferece uma atmosfera tranquila para passeios em família. A sombra das árvores cria um cenário para momentos de serenidade, e o parque de diversões garante o entretenimento dos mais pequenos. Já a Ponte Romana é uma obra-prima arquitetónica que atravessa a Ribeira Grande da Sertã. É um testemunho do passado histórico da vila. Caminhe sobre as suas pedras gastas e absorva a autenticidade do local. Visite ainda a Fonte da Boneca, uma fonte histórica que, por muito tempo, foi o único ponto de abastecimento de água na vila da Sertã. No Castelo da Sertã, que remonta a 74 a.C., as muralhas oferecem vistas panorâmicas da região, proporcionando uma viagem ao tempo medieval.
Trilhos e caminhos pela natureza
Há sete trilhos identificados ao longo do concelho. O Trilho dos Bufos é um percurso circular com ponto de partida e chegada junto ao Mercado Municipal de Pedrógão Pequeno. Já o Trilho do Zêzere passa por uma estrada romana, única via terrestre existente até 1954 para a ligação das margens do rio Zêzere. Na Rota do Azereiro irá levá-lo ao longo de pequenas explorações agrícolas, seguidas de uma zona florestal composta por pinheiros, eucaliptos e medronheiros. Poderá ainda desfrutar da Albufeira de Castelo de Bode, tendo como fundo o Rio Zêzere. Na Rota das Estevas é de uma riqueza paisagística bem acima da média, com passagem por inúmeras aldeias como Rebaixia dos Tomés, Chão da Telha, Vale da Ponte, Rebaixia dos Faustinos, Casal de Santana. Igrejas, capelas, cruzeiros e alminhas são uma constante deste percurso demonstrando bem a religiosidade dos habitantes destas paragens. A Rota dos Pastores e da Lajeira possibilita a passagem por duas estações arqueológicas: a Estação de arte rupestre da Lajeira, e a Estação de Arte Rupestre da Fechadura. Na Rota dos Aromas e Sabores há a oportunidade única de observar diferentes espécies da vida animal. Vai encontrar moinhos, açudes, terras de cultivo nas margens de várias ribeiras e riachos como a ribeira do Amioso, ribeira Pequena e ribeira da Marinha. Por fim, na Rota da Celinda, predomina a paisagem das margens da ribeira da Sertã e elementos típicos de uma vida rural.
Comer na Sertã
De uma raridade preciosa é a gastronomia deste Concelho. As iguarias mais conhecidas são o maranho, o bucho recheado e os cartuchos de amêndoa, entre outros pratos. Reza a história que data de 1858 a primeira referência escrita ao “Maranho da Sertã”. O prato ganha destaque em 1913, durante um almoço oferecido a Afonso Costa, primeiro-ministro da I República, onde a especialidade foi a estrela principal, demonstrando a importância regional da receita. O restaurante Ponte Romana (Tel. 274601256) Oferece sempre pratos do dia a preços justos e convidativos. O “Maranho da Sertã IGP” e o “Bucho recheado” podem ser levados para casa. No restaurante Ponte Velha (Tel. 274600160) prove o Sável frito com açorda de ovas”, o “Cabrito assado no forno com batata corada e grelos” e a “Vitela à serrana”. Comece por uma degustação de maranho e bucho recheado.
Já no restaurante Santo Amaro (Tel. 274604115), é de provar a “Sopa de peixe da Dona Helena”, servida acompanhada com uma variedade de pão torrado. Pergunte pelas sugestões do dia e ao domingo pode sempre contar com o “Cabrito assado”, servido com batata corada e castanha. Nas entradas destacam-se o “Folhado de alheira com maçã e queijo da Soalheira” e os “Croquetes de Santo Amaro”, com molho de mostarda e mel. Também no Restaurante Sabores do Pinhal (Tel. 274604458) a especialidade é o “Maranho da Sertã”, o ‘Bucho recheado da Sertã’, mas recomenda-se uma “Sopa de peixe” para começar.
Dormir na Sertã
No Convento da Sertã Hotel (Tel. 274608493) o pequeno-almoço, com produtos locais e caseiros, é servido nos claustros do antigo convento fundado no século XVII. Cada quarto conta uma estória que relembra a história do edifício. Destacam-se o Quarto Histórico e a Suíte Maria Helena, a antiga matriarca da família proprietária e ilustre cozinheira da Sertã.