O Município de Vila Viçosa e a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu homenagearam os bombeiros calipolenses com um monumento junto do quartel.

A iniciativa trata-se de uma criação de António Charneca e um projeto de Vítor Rosa, que, segundo a presidente da junta, Paula Queirós, se trata de um investimento de cerca de 15 mil euros.

«É uma forma de deixarmos a marca deste executivo como reconhecimento e agradecimento por tudo aquilo que os bombeiros têm feito pela nossa população e pelo país», sublinhou a autarca.

Em relação à localização, referiu que foi um “plano B”, uma vez que a ideia inicial seria homenagear os bombeiros numa rotunda da localidade, com três imagens: «Este bombeiro que aqui está, uma bombeira e um bombeiro de salvamento».

«Não pudemos concretizar por outros projetos e decidimos mudar a localização do monumento», afirmou Paula Queirós, dizendo ainda que a decisão de ser «junto do quartel» foi uma decisão conjunta do município, da junta e da Associação Humanitária dos bombeiros.