No decorrer do dia 5 de dezembro, no LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), a Comissão Técnica Independente divulgou o relatório que destaca as possíveis localizações para o novo aeroporto.

Após um exame minucioso de nove alternativas, resultado de uma análise aprofundada de diversos critérios, emergiram como as duas escolhas viáveis finais: Alcochete e Vendas Novas.

Luís Dias, Presidente da Câmara Municipal, enfatizou “o trabalho exemplar e independente da Comissão Técnica”, realçando que “todas as condições estão agora reunidas para o Governo tomar uma decisão”. Acrescentou ainda que aguardam essa decisão com grande expectativa, sustentando que “possuímos vantagens significativas em termos geográficos, de acessibilidade e ambientais.”

O relatório elaborado reflete um esforço rigoroso e criterioso para encontrar a melhor localização para este empreendimento de importância estratégica para o país. As duas opções finais, Alcochete e Vendas Novas, destacam-se pelas suas características geográficas favoráveis, acessibilidades otimizadas e considerações ambientais que foram criteriosamente analisadas.