A ULS do Tâmega e Sousa, através da Unidade de Saúde Familiar Terras do Souza, promoveu a primeira edição das Jornadas do Grupo de Ajuda Mútua (GAM), num encontro que decorreu na Casa da Cultura de Paredes.

Tendo como mote “Dar a mão a quem cuida” a iniciativa teve como principal objetivo a promoção e partilha de conhecimento e experiência na área dos cuidados informais, de forma a que os participantes pudessem identificar pontos de melhoria nos cuidados que prestam a familiares e amigos.

A atividade abordou áreas concretas de interesse do cuidador informal, como é o caso do estatuto do cuidador informal, os projetos municipais dirigidos a estas pessoas e os apoios sociais. Estiveram ainda presentes médicos de medicina geral e familiar, que transmitiram conselhos úteis de dirigidos ao cuidador e ao tipo de cuidados que cada um é responsável por prestar.

O GAM surgiu inicialmente para cuidadores informais de pessoas com demência. Depois de uma implementação bem-sucedida, a equipa alargou o apoio para cuidadores informais de pessoas com dependência. Tendo interrompido a atividade por causa da COVID-19, o GAM retomou as operações em janeiro de 2023.

Os encontros do grupo decorrem na USF Terras de Souza nas terceiras quartas-feiras de cada mês, das 14 às 15.30h, e servem como um espaço de troca de informações e partilha de experiências que pretendem ajudar o trabalho dos cuidadores informais na componente operacional, mas também na forma como lidam com as pressões diárias do trabalho que fazem todos os dias.