A Universidade de Évora e a empresa SDAC – Soluções Digitais de Apoio às Comunidades estão a colaborar na implementação de uma unidade de produção para criar a primeira Infraestrutura Pública Digital móvel, denominada de ‘Tablet Comunitário’.

Reconhecida pela ITU, a agência especializada das Nações Unidas para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como uma solução eficaz para superar o fosso digital e combater a exclusão em países em desenvolvimento, o ‘Tablet Comunitário’ visa promover o acesso universal às TIC em comunidades remotas. A metodologia baseada no Universal Design for Learning destaca-se por considerar as necessidades de todos os cidadãos, privilegiando os mais vulneráveis, como pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.

Dayn Amade, diretor geral da SDAC, vê nesta parceria uma oportunidade de aprimorar continuamente o ‘Tablet Comunitário’, que já beneficiou mais de dois milhões de cidadãos em Moçambique desde 2016. Ele destaca a possibilidade de criar lojas móveis e interativas, facilitando o acesso a informações sem que as pessoas tenham que percorrer longas distâncias.

Para Paulo Quaresma, vice-reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade de Évora, esta colaboração permitirá desenvolver um protótipo funcional de uma infraestrutura digital móvel capaz de ser movimentada para locais com serviço público digital limitado ou inexistente. Ele considera que esta iniciativa contribui de forma paradigmática para a missão da Universidade de transferir e socializar o conhecimento.

Esta Infraestrutura Pública Digital atende às preocupações globais sobre transformação digital e alterações climáticas, incorporando a reutilização de baterias elétricas e plástico reciclado na construção da plataforma.

Além de contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Universidade de Évora será o centro de conversão multidisciplinar e de investigação para maximizar as funcionalidades desta solução ecológica, levando-a da versão protótipo atual para a versão final pronta para escala.